Por: Rafael Ferrer
Reter talentos é uma das prioridades em empresas de TI. Pesquisas recentes mostram que manter os funcionários na corporação foi um dos principais objetivos de 2012. Confira abaixo 4 dicas para CEOs que querem diminuir o índice de turnover divulgados pelo site especializado em carreira chamado Glassdoor:
1 – Contrate profissionais efetivos – De acordo com o site, recrutar os colaboradores certos ajuda a diminuir a taxa de rotatividade da empresa. É necessário entrevistar um amplo grupo de interessados para encontrar a pessoa com as habilidades necessárias, além de ela conhecer a cultura empresarial e possuir vontade de atuar em equipe.
2 – Ofereça benefícios competitivos – Após passar algumas horas em entrevistas para encontrar o candidato perfeito, o responsável pela vaga deve anunciar bons benefícios ao funcionário como férias, seguro de vida e outros pacotes que a corporação oferece.
3 – Demonstre simpatia – Ninguém gosta de trabalhar e receber apenas ordens em vez de elogios. Alguns gestores dizem quando o trabalho é planejado erroneamente, mas deixam de comentar se a tarefa é realizada com sucesso. A especialista Jessica Miller-Merrell, autora do blog Blogging4Jobs.com, afirma ao site Glassdoor que uma conversa frequente faz o trabalhador ser mais receptivo durante os feedbacks.
4 – Traçar os caminhos da carreira – A pior parte do emprego é o período entre um e três anos, quando o trabalhador não conta com um plano de carreira. O gestor pode entrar em contato com o departamento de recursos humanos ou contratar um consultor para ensinar técnicas ao grupo. É válido criar avaliações anuais e demonstrar que a corporação pode ouvir o funcionário a qualquer momento. Jessica comenta que investir no futuro dos colaboradores desenvolve novas habilidades e aumenta o orgulho pela corporação.
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