Podemos dividir o processo de roteirização de uma apresentação em três passos: criar, escrever e editar. Parece óbvio, não? Antes de fechar a aba do navegador achando que já sabe do assunto conheça um pouco mais sobre os três passos e veja como a obviedade deste processo costuma passar despercebido pelos olhos de muitos profissionais.
1º passo: Criar
Aqui estamos falando de estrutura, arquitetura de informação, ou seja, o que vem primeiro, o que vem depois e como as duas coisas se conectam. Aqui estamos falando dos tópicos, ou seja, do conteúdo bruto.
Nesse estágio o mais importante é separar o joio do trigo e decidir o que realmente vale a pena ser falado e em que ordem. Essa decisão, é claro, depende muito do objetivo da apresentação. Se estivermos falando de uma apresentação institucional devemos decidir, por exemplo, se vamos falar da história da empresa ou não, e se decidirmos que sim, quais são os acontecimentos mais importantes. Ou devemos decidir se vamos apresentar apenas o que a empresa é hoje ou se vamos criar uma linha de crescimento, mostrando que ela foi, o que ela é e como chegou até aqui.
É nessa etapa, também, que procuramos criar o “tema”, ou seja, a ideia criativa que irá guiar todo o resto, desde a própria estrutura, até as palavras e imagens que serão usadas na apresentação.
Só quando todas essas informações estiverem separadas e organizadas em uma ordem racional de apresentação, podemos partir para o segundo passo.
2º passo: Escrever
Agora que nós temos o tópico e a estrutura, podemos começar a pensar nas palavras. Quais são as frases mais importantes, ou mais representativas daquele tópico? Como vamos contar a história da empresa? Qual é a melhor frase para cada um dos milestones relevantes que vamos apresentar? Todas essas perguntas fazem parte da criação das frases que usaremos durante a apresentação. Aqui, devemos sempre lembrar que menos é mais e economia é a palavra chave.
3º passo: Editar
Na etapa anterior nós pensamos apenas nas frases, mas será que a frase do primeiro slide funciona com a frase do segundo slide, ou com o gráfico do nono slide? É claro que se nós conseguimos criar um conceito forte e claro, lá no primeiro passo, o ideal seria que sim, está tudo perfeito e estamos prontos para apresentar. Mas nem sempre assim, então, essa etapa é quando voltamos para a estrutura, agora analisando como os tópicos estão funcionando um com outro, como as frases estão se conectando e, principalmente, qual é a mensagem geral da apresentação quando lemos aquele texto, naquela ordem específica.
Confiem em mim, sempre tem uma ou outra coisa que precisa ser trabalhada nessa etapa. A edição é uma etapa importante e devemos respeitá-la, afinal, é na revisão que a gente consegue colocar aquele último tempero, aquele toque do Chef que pode deixar tudo mais interessante.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.