Mar
12

10 frases que bons gestores nunca dizem – Por Antônio Pavarina

por: Antonio Reginaldo Pavarina
em: Gestão
fonte: Redação
11 de março de 2015 - 18:06

10-frases-que-bons-gestores-nunca-dizem-por-antonio-pavarina-televendas-cobranca

Se você já teve um chefe ruim, você provavelmente tem um cardápio de frases escondidos em sua memória que se destacam como as bandeiras vermelhas que fizeram esse gestor tão terrível param se trabalhar.

Aqui eu escolhi dez frases que qualquer gestor deveria ser proibido de usar.

Se você encontrar essas frases que saem de sua boca como um gerente, talvez seja hora de dar um passo para trás e analisar suas motivações.

1 – “Você tem sorte de ainda ter um emprego”.

Essa é uma ameaça vazia. Por mais que o empregado tem a sorte de ter um empregado, você tem a sorte de ter um candidato qualificado para preencher a posição. Ameaças mesquinhas como esta não são úteis para ninguém.

2. “É um trabalho; não é permitido se divertir “.

O equívoco aqui é que todo o trabalho duro tem que ser penoso. As pessoas podem desfrutar e ser apaixonado por todos os tipos de trabalho. Será que as pessoas não se sentem motivadas?  Será que eles não se sentem donos do seu trabalho? Como você pode incentivar a paixão e orgulho em tudo o que o trabalho duro é?

3. “Eu não lhe pago para pensar.”

Você não deve impedir as pessoas de pensar e inovar. Até mesmo as pessoas mais servis no trabalho podem ter ideias para melhorar o processo. É importante ouvir e respeitar todos na empresa – desde o CEO até ao faxineiro.

4. “Eu não faço as regras.”

Mais uma vez, embora isto possa ser verdade, absolutamente esta atitude mina sua autoridade e faz você parecer ser apenas um fantoche da alta gerência. Existem diferentes maneiras de responder a uma reclamação sobre a política da empresa. Você poderia dirigir o empregado sobre a forma de levar a sua reclamação para a pessoa correta, que pode afetar a mudança.

5 – “Seu trabalho é o que eu digo que é”.

Desconsiderando as prioridades de um funcionário para lidar com sua crise do momento é desrespeitoso e transmite uma impressão de que você não tem o seu agir em conjunto quando se trata de gestão de projetos e prioridades. Ao invés de apenas repelir pessoas, explique por que você precisa deles para mudar de direção e como seus projetos atuais serão afetados ou cobertos.

6. “Esta é a maneira que sempre fizemos as coisas.”

Este é o gerenciamento falador, “Eu não gosto de mudanças.” Mudança é assustador. Mas só porque você fez algo da mesma forma há anos não significa que não há uma maneira melhor. Examine suas próprias hesitações, juntamente com a validade de uma proposta.

7 – “Vou levar isso em consideração”.

“Eu realmente não me importo com o que você pensa, e eu vou continuar a fazer o que estou fazendo como se você nunca expressou uma opinião em tudo” Ao invés de dar a alguém a falsa esperança de que os seus pensamentos foram ouvidos, porque não experimentar realmente ouvi-las. Você poderia facilmente dizer algo ao longo das linhas de: “Obrigado; você nos ajudou muito a pensar sobre este problema”.

8. “Eu recebi uma denúncia anônima…”.

As queixas anónimas são a faísca que pode acender uma conflagração de política entre escritórios e ressentimento. Chamando-o para fora, você está sinalizando para seus empregados que, ou você quer descobrir quem fez a denúncia ou você quer que eles – e se ela foi feita de forma anônima, provavelmente há uma razão. Evite mencionar que alguém fez uma denúncia em tudo, se possível, e levar a carga sobre si mesmo, dizendo algo como: “Eu tenho notado”, ou “É chegado ao meu conhecimento”, para evitar a criação de um bode expiatório.

9. “Só descobri isso.”

Este tipo de gestão é tanto cruel e preguiçoso. Se ele realmente é algo que um empregado deve abordar em seu próprio cargo, você poderia apontar os recursos que ele ou ela tem à sua disposição ou a formação que pode confiar.

10. “Soa como um problema pessoal.”

Os problemas pessoais tornam-se problemas de trabalho quando eles começam a afetar o desempenho de um empregado. Se alguém é rotineiramente chegando atrasado ou faltar ao trabalho devido a um problema em casa, o problema tornou-se o seu problema. Um bom gerente vai ajudar os funcionários a debater soluções, em vez de simplesmente jogá-la de volta para eles e esperar que eles para gerenciá-lo por conta própria.

As palavras têm poder, e que nós dizemos é importante. Alguém poderia pensar que elas são de um bom gerente por causa do que eles fazem, mas se eles usam sentenças como os que eu listei aqui do que isso indica que eles não são.

Que frases que você adicionar à minha lista? Estou ansioso para ler seus comentários abaixo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: