Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, ensina como não errar ao se vestir e causar uma boa impressão
Por: Priscila Zuini
A rotina de empreendedores em pequenas empresas pode ser tão diversa que muitas vezes fica difícil saber o que vestir para, em um mesmo dia, passar a manhã no escritório, almoçar com um cliente e tentar um empréstimo no banco no fim do dia. Segundo um levantamento da consultoria americana Harris Interactive, boa aparência – que não tem a ver com beleza física – passa mais confiança. Para 90% dos entrevistados, quem se arruma mais tem mais chances de causar uma boa primeira impressão.
Dia a dia
Mesmo que você trabalhe em casa, não dá para passar o dia de pijamas ou roupa de ginástica. Para Marcele, a chave é unir elegância e conforto. “Mesmo que o ambiente permita roupas mais casuais, algumas nunca devem entrar no código de vestir profissional, como shorts, bermudas, camisetas, saias curtas, blusas decotadas ou com transparência”, diz. Além disso, a dica é definir um padrão de formalidade é importante, dependendo da área de atuação. Em locais mais informais, mulheres podem usar sapatilhas e os homens, sapato social sem amarração.
Almoçar com um cliente
O almoço pode parecer um momento mais informal, mas é parecido com uma conversa com o gerente do banco: é preciso ganhar a confiança do interlocutor, provar que é capaz. “Para isso, a vestimenta é semelhante: calça e camisa social. Neste caso, a cor é mais ainda importante: tons claros na parte de cima como branco ou off white não criam barreiras entre as pessoas”, diz.
Uma viagem de negócios
Em viagens de negócios, geralmente a agenda do empresário é apertada e nem sempre dá tempo de ir até o hotel trocar de roupa. “Aqui é importante pensar em um look possível de ser transformado, porque no avião você precisa de conforto e na reunião você precisa de um look impecável”, diz. A dica da consultora é escolher uma parte de baixo de tecido mais confortável, que não amasse, e levar uma camisa para vestir ao desembarcar. “Desta forma, você já estará pronto se alguém vier recepcioná-lo e também poderá ir direto para a reunião”, diz.
Fazer uma reunião com funcionários
Se for uma reunião de dia a dia, vale o mesmo que o empreendedor já usa nas atividades diárias. Se o objetivo for uma reunião especial, para falar de resultados, por exemplo, pode exigir mais do empresário. “Adicione tons de vermelho em alguns detalhes, como gravata para os homens, lenço e cinto para as mulheres, para criar contraste e impor respeito”, indica Marcele.
Happy hour
Nesta situação, o look mais causal está liberado. “Use jeans escuro ou uma calça social e uma camisa um pouco mais colorida”, diz Marcele. Para as mulheres, é possível usar mais acessórios e vestidos discretos.
Ir a uma feira ou evento de negócios
Para eventos de negócios, a dica é praticidade. “Você vai precisar vender seu peixe o tempo todo, vai gesticular, vai se movimentar, então é preciso reunir elegância e praticidade: foque na escolha de tecidos que sejam confortáveis e se mantenham visualmente em ordem para aguentar a jornada de trabalho”, diz Marcele. Aparecer todo amassado vai causar uma má impressão. Além disso, pense no conforto, já que esses eventos exigem disposição para caminhar e ficar de pé por algumas horas.
Conversar com um investidor
A dica aqui é, sempre que possível, conhecer o investidor e o local do encontro para estar no mesmo padrão de formalidade. “Aqui você vai adentrar o ambiente do outro, então é indicado estar no grau de formalidade dele, que provavelmente será uma vestimenta mais formal: costume e gravata para os homens, camisa e calça de alfaiataria para as mulheres”, indica. “Utilize contrastes marcados, como branco com preto e um tom de vinho ou vermelho”, ensina.
Ir ao banco pedir financiamento
Este é um momento crucial para pequenas empresas e causar uma boa impressão pode fazer diferença. “É preciso transmitir seriedade, credibilidade e profissionalismo. A dupla camisa e calça social cumprem bem este papel”, indica Marcele. Segundo ela, tons claros na camisa e mais escuros na calça são adequados. “Pode-se adicionar um paletó, que forme conjunto ou não com a calça”, diz.
Entrevistar novos funcionários
Para Marcele, é importante passar alguma formalidade nesta situação. “Ninguém deseja transmitir uma mensagem de que a sua própria empresa é pequena e desestruturada, pelo contrário, o intuito é trazer talentos para incrementar o recurso humano”, diz. Para homens, vale a dupla camisa clara e calça social escura. Para mulheres, parte de baixo mais escura e uma blusa mais estruturada.
Visitar um fornecedor
Se você precisa visitar um fornecedor, mesmo que seja em uma fábrica, provavelmente vai precisar conversar com os donos ou diretores. “Neste momento, você está reforçando a confiança que aquela empresa deposita em você como cliente, então não opte por um look despojado demais. Se não quiser ser formal demais, a dupla camisa clara e calça social escura sempre é certeira”, indica.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.