Maioria das tentativas ocorreu nos setores de serviços e telefonia. Quem perdeu documentos fica mais vulnerável à ação de falsários.
No Brasil, a cada 15 segundos, algum criminoso tenta fazer uma compra usando documentos de outra pessoa, segundo pesquisa divulgada.
Para azar do consumidor, quando o assunto é fraude, muitos raios podem cair no mesmo lugar. Marcos Valério teve 10 cheques fraudados. Processou o banco e ganhou na Justiça. Abriu outra conta este ano e voltou a ser vítima de golpes.
Segundo o Serasa, foram pouco mais de dois milhões de tentativas de fraudes durante todo o ano passado no Brasil, ou um a cada 15 segundos. A maioria ocorreu nos setores de serviços e telefonia.
A caixa de loja Marcolina Cordeiro voltava para casa quando teve a carteira com documentos roubada em outubro. Ela fez o que devia, registrou ocorrência na polícia, mas, até hoje, recebe faturas de cartões que nunca fez e cobranças de serviços que jamais contratou.
Quem perdeu documentos fica mais vulnerável à ação de falsários, mas as fraudes vêm aumentando em boa parte por causa da internet. Dependendo do site que o consumidor visita, basta um inocente cadastro ou uma compra para virar vítima.
Claro que é sempre importante estar atento, cuidar das informações pessoais, mas especialistas garantem que, em caso de cobrança indevida, não é o consumidor que deve pagar essa conta.
“É responsabilidade de quem concede o crédito. As instituições bancárias, por exemplo, têm que se cuidar, pois recebem todas as suas informações e são contratadas por você para ter a guarda sigilosa desses dados”, diz o advogado José Alfredo Lion.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.