Por: Fernando Paiva
Uma das dificuldades enfrentadas por bancos emissores de cartão de crédito é entrar em contato telefônico com seus clientes quando estes realizam compras que fogem ao seu padrão de uso no exterior. Como muitos evitam atender o celular em viagens fora do Brasil para não pagar roaming internacional, a central de atendimento não consegue contato na maioria dos casos e acaba bloqueando o cartão por segurança. Para contornar esse problema, foi criada uma solução de comunicação automática via SMS que está rodando em piloto há quatro meses com um banco emissor brasileiro. Em vez de uma ligação, o portador do cartão recebe um SMS perguntando se confirma aquela compra. Basta responder sim ou não. Todo o tráfego de mensagens é bancado pelo banco. A iniciativa fez com que aumentasse de 26% para 75% a taxa de sucesso de contato nessas situações.
A solução em questão foi criada pela Spring Mobile Solutions. O nome do primeiro emissor a testá-la não pode ser revelado por enquanto. Ele sozinho movimenta cerca de 2,5 milhões de mensagens por mês somente para essa finalidade. A Spring transformou a solução em um produto de prateleira e está negociando com outros emissores. A expectativa é fechar com mais cinco até fevereiro, informa Thales Baldinotti, gerente de contas da Spring. A empresa cobra uma licença pelo uso da plataforma e cobra também o volume de mensagens trafegadas.
Emissão de novos cartões
Outra solução relacionada à indústria de cartões de crédito desenvolvida recentemente pela Spring é um sistema de acompanhamento de emissão de cartões, que envia mensagens de texto para o consumidor comunicando cada passo realizado no processo, desde a entrada do pedido na fábrica de cartões, até o envio pelos correios e, depois, mensagens estimulando seu desbloqueio e utilização. A ideia é resolver um problema dessa indústria que é o fato de muita gente não estar em casa quando o cartão chega, o que resulta em uma devolução e a necessidade de produção de uma nova unidade. Há um banco emissor usando esse sistema há oito meses, com um volume de 4,5 milhões de mensagens de texto por mês. A Spring agora quer levar a solução para outros emissores.
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Socorro! Sofri um golpe pelo Banco C6 e não atendem em nenhum dos telefones divulgados no site. Nem o da Ouvidoria.
Vou fazer o registro no Procon | Reclame Aqui e no BACEN.
Podem me ajudar?
Atenciosamente,
Deonilia
(11) 99137-2835