Quem tiver os documentos ou cheques perdidos ou roubados devem, além de fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência), cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian para reduzir o risco de sofrer prejuízos com fraudes.
Caso alguém tente utilizar o CPF perdido para alguma transação comercial, ou se o seu nome for consultado, a Serasa avisa às empresas, instituições, lojas e estabelecimentos que utilizam os serviços dela em todo o Brasil de que os documentos são roubados.
É possível fazer um registro provisório com duração de dez dias úteis para documentos e três dias úteis para cheques. Após esse prazo, é preciso enviar por correio o BO que comprove a perda ou roubo.
O registro de folhas de cheques e documentos (como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor) pode ser feito pela Internet, no site da Serasa
Além disso, é possível fazer o registro pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, no número (11) 3373 7272, que funciona todos dias da semana, das 8h às 20h.
NOME SUJO
Os consumidores agora podem descobrir rapidamente e de maneira gratuita se o nome está sujo na praça.
O serviço é oferecido pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Para checar os dados, basta acessar o site da empresa e se cadastrar na parte consulta de débito. Feito isso, basta inserir o login e senha.
No caso dos consumidores que possuírem dívidas, pelo site, também é possível encontrar detalhes como nome da empresa onde o pagamento está pendente.
PROBLEMAS COM CADASTRO
Alguns leitores informaram que tiveram problemas com o cadastro no site. Em nota, a Boa Vista esclareceu que o grande volume de acessos causou lentidão ou indisponibilidade temporária do site.
“Esses casos foram equacionados por meio da ampliação de sua capacidade. Desde seu lançamento público, em 01/02/2013, mais de 700 mil consumidores já se cadastraram e realizaram 1,3 milhão de auto consultas. Esses volumes atestam a demanda que o brasileiro tem por esse serviço, que torna-se indispensável para que o consumidor conheça e acompanhe a situação de seu CPF, e assim assuma cada vez mais a posição de protagonista da sua vida financeira, planejando seu orçamento, renegociando suas dívidas, usando o crédito a seu favor e tornando-se, portanto, um consumidor positivo”.
A Boa Vista respondeu também que uma mensagem de erro que pode aparecer para alguns consumidores acontece em função de divergências entre o que o consumidor informa e a base de dados. Isso faz parte do procedimento de segurança da empresa. Leia trechos da nota a seguir:
“Esse procedimento é adotado para garantir a segurança do próprio consumidor”. Para resolver isso, o consumidor deve seguir o procedimento informado no site: enviar cópia dos documentos para a caixa postal 660 – CEP 01031-970 – SP.
As informações solicitadas no cadastro servem para autenticar o usuário e prevenir que pessoas consultem outro CPF que não o seu próprio, já que serão confrontadas com dados já existentes na base de dados da Boa Vista/ SCPC. Todo o processo de cadastramento e verificação, incluindo o envio de um link de ativação do cadastro para o e-mail do consumidor e uma senha para o seu celular (via SMS) foram desenhados assim para oferecer segurança ao usuário.”
CADASTRO POSITIVO
“O cadastro no portal www.consumidorpositivo.com.br não representa a adesão do consumidor ao Cadastro Positivo. Essa adesão, se for da vontade do consumidor, pode se feita no mesmo portal, mas apenas por meio de procedimento transparente, que passa pela leitura e aceitação de um termo especifico. Para proceder tal autorização de inclusão no Cadastro Positivo, o consumidor deve estar “logado” no Portal e clicar no item “Cadastro Positivo” do menu superior.”
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