O que é Forecast e como se trabalha com ele?
Pessoal, estou começando em uma área aqui da empresa e não sei o que é o forecast e como trabalhar com ele., Alguém tem uma info/dica de como usar?!
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Postado em 02 outubro 2013 - 18:22
Forecast é o histórico do comportamento de volumetria e indicadores, como TMA,Chamada, para criação de uma previsão dos indicadores futuro e realização do dimensionamento de acordo com a necessidade e a capacidade operacional. Espero ter ajudado, mas é basicamente isso.
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Osmar Siano Silva
MembroPostado em 03 outubro 2013 - 20:50
Legal, ajudou sim Roberto. Estes dados de histórico eu possuo. Pensei que era algo mais complexo que ainda não conhecia. Abraço!
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IZIDRO PEDRO DOS SANTOS COSTA FILHO
MembroPostado em 12 maio 2014 - 19:18
Respondo dentro da perspectiva de call centers e contact centers. Para dimensionar corretamente os agentes e PA´s é necessário primeiro fazer a previsão futura de aumento da demanda (chamadas), a isso chamamos de Forecast. Assim dimensionamos sempre para um ou mais meses do futuro, sem isso estaríamos dimensionando com os dados errados se a demanda subir no meses seguintes. Um bom Forecast depende de inúmeros fatores que podem provocar o aumento ou diminuição da demanda. As técnicas matemáticas mais usadas cobrem a tendência da variação natural com o tempo, baseado no que vem acontecendo no passado. São muito usadas a média móvel ponderada e a regressão linear com correção das sazonalidades. Mas muitos outros fatores podem influenciar o resultado do forecast, como propaganda, lançamento de novos produtos etc, que não dependem dos dados recolhidos do passado.
Espero ter contribuído e fico à disposição
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