Além do produto, qual a faixa de atraso que consideram no geral a de melhor custo x benefício?
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Além do produto, qual a faixa de atraso que consideram no geral a de melhor custo x benefício?
É aquele que não precisa ser cobrado. Dependerá de cada segmento, porém por mais que existam diversos meios de pagamentos disponíveis, as empresas ainda possuem dificuldades para cobrar e se adaptar de forma eficiente à possibilidade de pagamento de seu cliente, tanto na venda quanto na renegociação.
O melhor produto para se cobrar é aquele para o qual a equipe responsável e a estratégia de cobrança operacionalizada estão alinhadas com as características de carteira como conhecimento de produto (com/sem garantias), faixas de atraso (amigável/pdd ou prejuizo) e políticas de negociação (% de honorários/desconto por atraso). Penso que o negócio tenha que ser planejado e operacionalizado carteira a carteira e que não exista nenhum produto que não tenha uma possibilidade de atuação ou esforço (vide exemplo das securitizadoras).
Em minha opinião, são os Cartões, com certeza quanto menor o atraso, melhor a cobrança e consequentemente o custo X beneficio. Se as empresas de cartões mantivessem seus cadastros atualizados e uma régua de desconto atraente, as faixas mais antigas também se tornaria um excelente desafio.
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