Uma grande parte dos clientes devedores podem também estar devendo para a empresa de telefonia na qual o número você está ligando, desta forma o sinal pode estar cortado.
Outra parte destes clientes possuem APP no celular que bloqueiam números das centrais de atendimento, inclusive quando você baixa o aplicativo ele já possui muitos números no banco de dados do APP que outros usuários informaram ser de empresa de cobrança, ou seja, ele não atende ou até atende e fala que “não conhece” a pessoa.
Além dos fatores que citei acima, existe a possibilidade do cadastro desatualizado.
Ações para melhoria:
- Alteração da telefonia: Inserir tecnologia para binar números “dinâmicos” a cada chamada, ou seja, cada contato efetuado o cliente vai ver um número diferente no visor do telefone, dificultando a identificação pela tecnologia do APP ou visual do cliente.
- Enriquecimento de mailing: Existem diversas empresas no mercado que fazem enriquecimento de mailing, ou seja, sua base de clientes é cruzada com as bases enriquecidas desta empresa que lhe devolve o mailing com mais números possíveis de contato de cada cliente, aumentando seu poder de localização.
- Alteração do script: Alterar a forma inicial do contato do cliente, para que logo na primeira palavra ao atender ele não perceba que trata-se de um telefonema de cobrança, fazendo com que ele não “fale que ele não é ele” e atenda prontamente.
- Inserir discagem vertical (preditivo): Discadores configurados para discar em horizontal dão a “dica” que o cliente “fujão” deseja, pois ele não atende mesmo, veja o exemplo:
Você disca no celular primeiramente, o APP informa para o cliente que é um telefone de call center (ou ele conhece o número), então ele não atende. Devido ao seu discador estar na discagem horizontal, ele vai discar para o próximo número residencial ou comercial, ou seja, o cliente já imagina que aquela ligação na sequência é também da central de cobrança e “não atende” também o residencial ou comercial.
Estas são algumas sugestões que pode lhe ajudar.
Fernando Frederico Teixeira
Consultor de Crédito e Cobrança