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Setor paulista de contact center fatura R$ 8,6 bilhões em 2013

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
29 de janeiro de 2014 - 18:07

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Setor no Estado cresce mais que o PIB nacional em 2013 e fatura R$ 8,6 bilhões, 6,1% a mais que em 2012

O setor paulista de contact center continua mantendo o crescimento acima do PIB nacional e, em 2013, fatura de R$ 8,6 bilhões, cifra 6,1% superior em relação ao ano passado quando totalizou R$ 8,1 bilhões, segundo o Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos).

Diferentemente do desempenho de 2012 quando, apesar da expansão do setor, as empresas apresentaram uma redução de rentabilidade por PA (Ponto de Atendimento), o cenário atual se mostra mais positivo neste aspecto: no ano passado, o faturamento por PA era de R$ 45,3 mil e, em 2013, esse patamar passa a R$ 52 mil.

Entre as áreas que mais utilizam os serviços de contact center estão o SAC, seguido da Recuperação de Crédito, e Televendas. Já quanto ao perfil do operador, é possível verificar que 46,7% dos profissionais têm mais de 25 anos, índice 5,8 p.p superior em relação a 2010 quando esta faixa etária totalizava 40,9%.

Outro destaque é que os salários também aumentaram no setor, de acordo com o Sintelmark. A média salarial de um atendente passou de R$ 587,00 para R$ 759,00. “A dinamização das operações dos contact centers vêm se revertendo em mais empregos, melhores salários e maior aproveitamento das PAs”, afirma Stan Braz, diretor-presidente executivo do Sintelmark.

Desafios para 2014

Dentre os principais aspectos a serem trabalhados pelo Sintelmark no próximo ano estão:

  • A defesa pela aprovação do Projeto de Lei 4330/2004, que visa regulamentar a atividade terceirizada no setor, tornando-o ainda mais sólido e ampliando as condições favoráveis para potencializar seu desenvolvimento, como a entrada de empresas estrangeiras no segmento;
  • Diversificar as diretrizes para impulsionar o plano de carreira dos profissionais do setor; e
  • Alinhar ações de incentivos para estimular a permanência e investimentos das empresas no estado de São Paulo e, com isso, aumentar a geração de empregos, por exemplo.

Ao todo, o mercado nacional de contact center movimenta R$ 14,3 bilhões, possui 288 mil PAs e 576 mil colaboradores. Somente no estado de São Paulo são 173 mil PAs e 346 mil profissionais atuam na área.

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