Por: Maria Cristina Frias
O mercado paulista de telemarketing deve elevar seu faturamento em mais de R$ 1 bilhão neste ano, para R$ 7,5 bilhões, segundo levantamento do Sintelmark (sindicato de empresas do setor).
Estima-se também uma expansão de cerca de 10% no número de funcionários, que deve superar 350 mil contratados no Estado de São Paulo até dezembro.
O resultado, porém, será acompanhado de uma queda na rentabilidade das empresas, segundo a entidade.
O valor médio de faturamento por posição de atendimento deve ficar em cerca de R$ 45,4 mil neste ano, ante R$ 42,8 mil em 2011.
A rentabilidade média por posição, por outro lado, deve se estabilizar no patamar de R$ 41,5 mil.
“O custo por posição está mais alto devido à necessidade de investimento em capacitação, tecnologia etc. Além disso, em São Paulo, o ISS (Imposto Sobre Serviços) é de 5%. Poucos municípios no Estado têm ISS inferior”, afirma Stan Braz, diretor-presidente-executivo do Sintelmark.
“Muitas empresas já procuram outros Estados”, diz.
Para estancar a queda na margem das companhias, o sindicato sugere que sejam criados polos com tributação mais favorável.
“Na capital, quase 60% dos operadores moram nas zonas Sul e Leste. Um ISS reduzido localmente eleva o emprego e a qualidade de vida dos funcionários”, afirma.
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