Por: Juliana Machado
A empresa de teleatendimento Contax registrou prejuízo líquido de R$ 74,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, com alta de mais de quatro vezes (366%) em relação ao prejuízo entregue no mesmo intervalo um ano antes.
A receita operacional líquida da companhia entre janeiro e março foi de R$ 518,1 milhões, queda de 20,8% frente ao mesmo período no ano passado.
A Contax apresentou ainda um resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) negativo. O prejuízo nessa linha do balanço foi de R$ 36,1 milhões, revertendo o desempenho positivo de R$ 33,2 milhões registrado no primeiro trimestre de 2015.
A administração da empresa destaca, no balanço, que o primeiro trimestre foi marcado por iniciativas voltadas para a sustentabilidade do seu negócio, como o processo de reperfilamento da dívida, encerrado no começo do ano.
“Os resultados da companhia no primeiro trimestre refletem o processo de adequação da sua capacidade com base na demanda percebida e a melhoria do planejamento das operações, permitindo a otimização do uso de sua capacidade instalada. Esse processo deve ter continuidade ao longo de 2016, no entanto, com menor intensidade”, destaca a Contax.
Ainda de acordo com os comentários que acompanham as demonstrações financeiras, o desempenho da empresa no trimestre foi afetado também por uma diminuição no volume de negócios, compensada em parte por melhoria de custos.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.