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CSU aumenta lucro em 157% até março

por: Afonso Bazolli
fonte: Valor Econômico
13 de maio de 2015 - 18:08

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Por: Gustavo Brigatto

A CSU CardSystem, companhia brasileira de serviços de processamento de cartão de crédito e call center, registrou um salto de 157% em seu lucro líquido no primeiro trimestre, atingindo R$ 3,7 milhões. O resultado veio do ganho de margem na unidade de cartão de crédito e do controle de custos na companhia como um todo. No período, a receita líquida teve alta de 20,7%, para R$ 112,6 milhões. “A virada da companhia já aconteceu [foi concluída em 2013] e 2015 será um ano para continuar a evoluir e entregar resultados”, disse ao Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, Renata Oliva Battiferro, diretora de relações com investidores da companhia.

Há dois anos, a companhia começou a investir na diversificação de suas operações para reduzir a dependência dos bancos. Entre os novos negócios, lançou uma unidade de terceirização de serviços de tecnologia e ofertas na área de marketing (CSU MarketSystem) e comércio eletrônico (OPTe+).

No primeiro trimestre, os destaques foram a operação de cartões de crédito, que ampliou em 10,8% o número de plásticos em uso, para 15,9 milhões, e de serviços de marketing, que teve uma alta de mais de 60% na receita. O negócio de call center apresentou alta no número de posições de atendimento (15,2%, para 2.585, impulsionado por um contrato com o banco BMG), mas foi prejudicada pela menor demanda. “Percebemos um número menor de discussões de novos negócios do que o de outros anos”, disse Ricardo Ribeiro Leite, diretor financeiro da CSU.

A margem bruta da unidade caiu de 12,8% para 11,2% na comparação com o período de janeiro a março do ano passado. Apesar da pressão de custos com o reajuste de salários, a companhia conseguiu conter seus gastos, fazendo com que a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) apresentasse uma leve alta de 0,7 ponto percentual, para 3,7%, destacou Leite. A companhia como um todo apresentou uma alta de 44% no Ebitda, para R$ 15,9 milhões.

Para o restante do ano, o executivo vê um cenário ainda difícil para a operação de call center, mas a expectativa é de uma retomada nos negócios. Em cartões, o segundo e o terceiro trimestre também terão números impulsionados pelo contrato de migração de 500 mil cartões consignados do banco BMG. “Apesar da desaceleração no consumo, ainda há um crescimento no número de usuários de meios de pagamento digitais e de cartão de crédito, o que mantém o crescimento do setor”, disse Leite.

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