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Retenção de clientes em tempos de crise

por: Afonso Bazolli
fonte: The São Paulo Times
03 de outubro de 2016 - 18:07

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Como reflexo de uma época em que já se fala em crise econômica, observa-se que a maioria das empresas já estão sentindo o efeito negativo relacionado às baixas em vendas e queda nas negociações.

Entretanto, em paralelo, existe algumas ações que as empresas podem praticar para atrair e reter clientes em tempos de crise. Deste modo, a Templum Consultoria separou algumas dicas para auxiliar os empresários neste quesito.

Compreenda seu público

Procurar compreender seu público alvo é a primeira maneira de conhecer as suas necessidades e atuar para supri-las. Alguns exemplos neste caso podem ser:

Redução de gastos desnecessários;

Criação de nova linha de produtos ou serviços alternativos com preço mais acessíveis;

Oferecer complementos pelo menor preço. Exemplo: entrega grátis, instalação por conta da empresa, entre outros.

Socialize-se

A internet tem sido um dos maiores canais de comunicação e negociação entre clientes e empresas. Deste modo, se sua empresa ainda não faz parte deste mundo digital, você está perdendo uma grande fatia de mercado. Por outro lado, para as empresas que já estão na internet, recomenda-se também manterem o foco nas estratégias de marketing digital por terem ótimo custo benefício.

Faça parcerias

Fornecedores: Este tipo de parceria traz a possibilidade de oferecer ao consumidor produtos e serviços com melhores preços.

Entre empresas: A parceria entre empresas cria um vínculo de autoajuda entre os envolvidos de modo que todos recebem e ajudam aos demais.

Pós-venda e Feedbacks

O pós-venda é um dos fatores mais relevantes para a fidelização de clientes, além de ser um ótimo diferencial para empresas em quaisquer setores. Além disso, um cliente satisfeito tende a dar feedbacks positivos para as empresas de modo que outros supostos clientes possam conferir suas opiniões e virem a negociar com a empresa.

Melhore a gestão

“Há um ditado que diz que não se pode obter uma gestão do que não se pode mensurar. Esta afirmação reflete no fato de que muitas empresas estão perdidas em seus mercados, e em tempos de crise suas bases não estão sólidas o suficiente para superarem os desafios”, afirma o executivo da Templum Consultoria, Ricardo Tocha.

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