Criar um conteúdo mais engajador é uma prioridade para os profissionais de marketing neste ano. Não é surpresa para ninguém que também era o foco principal no ano passado.
Existe um motivo pelo qual eles querem acertar.
85% dos profissionais de marketing B2B dizem que a geração de lead é o objetivo mais importante para conteúdo e 83% dos profissionais de marketing B2C dizem que vendas é o objetivo mais crítico de conteúdo.
Muitas empresas estão usando o conteúdo para gerar leads e ganhar novos clientes. Mas a jornada do cliente não acaba aí. Há uma grande oportunidade para os profissionais de marketing B2B e B2C usarem o conteúdo para engajar com clientes após a compra e impulsionar a retenção e a fidelidade.
Os principais profissionais de marketing vão juntar estratégia de conteúdo e relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente sempre foi importante, mas está se tornando maior, especialmente porque as pessoas têm uma quantidade crescente de pontos de venda para compartilhar como elas se sentem em relação à empresa.
Até mesmo uma experiência ruim ou percepção negativa pode escalar rapidamente na rede social e causar danos graves à reputação da marca. A boa notícia para as marcas é que uma interação positiva pode ser tão poderosa quanto. Segundo uma pesquisa da Ipsos, 52% dos consumidores já compartilharam uma experiência ruim, mas 56% compartilharam uma boa.
Ao juntar conteúdo e relacionamento com o cliente, os profissionais de marketing podem diretamente moldar a percepção do público em relação à marca e aproveitar o poder da defesa para impulsionar novas oportunidades de negócio.
Três perguntas para as marcas se fazerem
Muitas empresas acham que a jornada do cliente acaba com a compra, mas na realidade, esta é apenas a metade do caminho. As empresas podem se fazer as perguntas abaixo para garantir o fornecimento de conteúdos relevantes ao longo de toda a jornada.
1. Quais problemas nossos clientes vão enfrentar?
Responder a esta pergunta requer ser honesto sobre os possíveis problemas com seus produtos, mas também significa antecipar-se aos problemas que estão fora de seu controle.
Digamos que você seja uma empresa de pneus e as festas de final de ano estejam se aproximando. Embora não seja possível prever alguns problemas como a bateria do carro e a condição das estradas, você pode enviar informações aos seus clientes para ajudá-los a evitar esses problemas e estar preparado para viajar com a sua família.
2. Qual conteúdo ajudará a resolver esses problemas ou, melhor ainda, evitá-los?
Hoje, os clientes exigem um alto nível de personalização das marcas. As empresas podem resolver problemas gerando conteúdo específico ao exato produto que um cliente possui. Isso pode exigir um pouco mais de trabalho braçal, mas a recompensa será maior.
Continuando com a empresa de pneus: se os seus clientes vivem em uma região onde as estradas não são asfaltadas, você poderá resolver um problema que sabe que eles poderão enfrentar criando um conteúdo instrutivo que mostra como dirigir nessas situações ou aconselhar a comprar os pneus certos para esse tipo de via.
3. Como podemos distribuir o conteúdo da melhor maneira para os clientes? Devemos ser reativos ou proativos?
Existe uma linha tênue entre os dois, pois as empresas não querem inundar sua audiência e transformar os clientes em detratores. No entanto, se a situação pedir isso, a orientação proativa poderá ser a abordagem correta.
Um fabricante de automóveis com veículos que detectam problemas internamente, por exemplo, pode enviar ao cliente um e-mail de acompanhamento sobre as medidas a tomar em relação à luz de verificação do motor que acabou de acender.
Como mudar sua estratégia de conteúdo para incluir o relacionamento com o cliente
As tecnologias existentes podem te ajudar a implementar uma estratégia de conteúdo voltada ao atendimento ao cliente. As ferramentas de monitoramento de social, por exemplo, podem ajudar a identificar conversas segmentadas especificamente para sua marca – fornecendo insights sobre o que os clientes precisam e querem de você. E essas ferramentas podem ser usadas para desenvolver uma visão geral sobre o que o mercado, clientes e concorrentes estão falando – ajudando assim a identificar tópicos mais amplos relevantes para sua marca.
Mas quando adotar novas tecnologias, tenha a integração em mente e certifique-se de que as equipes tenham acesso a uma plataforma singular. É primordial dar visibilidade à sua equipe de conteúdo sobre os problemas do atendimento, e sua equipe de atendimento ao cliente também precisa ter visibilidade do calendário de conteúdo e dos ativos da marca. Se seu software for integrado, será mais fácil coordenar seus processos e pessoas.
Suas equipes de marketing e suporte devem estar alinhadas porque ambos os lados podem aprender bastante um com o outro. Se a equipe de suporte disser à de marketing que esses clientes estão preocupados com um problema específico nas últimas semanas, os profissionais de marketing poderão rapidamente produzir conteúdos que atendam à necessidade.
Isso atinge dois objetivos importantes: capacita a equipe de marketing a produzir um material relevante para o seu público e pode ajudar os clientes a resolverem um problema, aliviando assim a carga sobre a equipe de atendimento ao cliente. É uma relação simbiótica vital.
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