Por: Marcelo Caetano Hoje eu vou contar uma história para você que ilustra bem a diferença entre a teoria e a prática da fidelização de clientes. Acompanhe com atenção… “Um vendedor entra na empresa trazendo a novidade: aquele gigante que a empresa tanto gostaria de conquistar sinalizou que quer fazer negócio e precisa de uma …
Uma situação real: as taxas de abertura e de cliques das campanhas de e-mail marketing genéricas vêm caindo e poucos clientes têm retornado à loja. Alguns deles podem ter perdido o interesse pela empresa e deixado de interagir por diversos motivos. Há quem acredite que a melhor solução, nesses casos, é simplesmente excluir a base …
Uma empresa fez as contas e descobriu que menos de 5% de seus consumidores eram responsáveis por mais de 80% das chamadas a seu SAC e menos de 1% de seus lucros Por: Seth Godin Quem recebe o seu melhor trabalho? Se você reserva seu maior esforço para o chefe irritante, o cliente que nunca …
Por: Camilla Ginesi Um empreendedor tem pelo menos dois motivos para querer que os clientes se tornem fiéis seguidores. Primeiro, quem compra sempre geralmente é um consumidor mais rentável do que o que acabou de chegar. Segundo, um cliente satisfeito com um produto ou serviço costuma indicá-lo para outras pessoas. Para vencer o desafio de …
Mudança de cultura e multicanalidade estão entre os pontos destacados “Chegar ao topo é fácil; difícil é se manter lá!”. Essa famosa expressão pode ser uma metáfora de como anda o relacionamento das empresas com seus consumidores. Vender um produto ou serviço pode até ser uma tarefa “simples”, mas manter um contato positivo antes, durante …
Por: Luiz Cláudio Zenone Professor da disciplina “Marketing de Relacionamento, Fidelização dos Clientes e Pós-Venda” no MBA Comunicação Empresarial & Mídias Digitais do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), www.ipog.edu.br. Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Administração com ênfase em Marketing. Um produto de qualidade e com preços justos era o mínimo que um …
Pesquisa que analisa 100 das maiores companhias brasileiras revela que as empresas pararam no tempo em relação à forma como atendem seus consumidores. Isso porque, em média, a avaliação do atendimento que prestam tem aumentado sensivelmente ano após ano para os próprios executivos. Opinião atendimento executivos x opinião atendimento clientes Em contra partida a isso …
Você precisa vender mais. Mas, antes, precisa assegurar que seus clientes não estão indo embora Por: Gustavo Paulillo O meio do ano acabou de ficar para trás. Muitas vezes é a hora de repensar nossos planos anuais, nossos objetivos e metas e nossos planejamentos de vendas. E, com Copa do Mundo, eleições à vista e, …
Por: Ricardo Verçoza Um turbilhão de conteúdo e uma intensidade de sensações. Esta pequena frase pode resumir a vida de boa parte das pessoas que estão vivendo no planeta hoje – especialmente se a tecnologia faz parte de suas rotinas. Se comparado a outros tempos, o da minha ou da sua avó por exemplo, as …
Começou a valer, desde ontem, as novas regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor dos Serviços de Telecomunicações. Segundo o novo código, o cliente poderá cancelar automaticamente seu plano pela internet e a rescisão do contrato deve ser processada no site sem a intervenção de um atendente. As operadoras deverão também disponibilizar nos próprios …