Por: Marcelo Caetano Venho falando sobre fidelização de clientes há alguns meses. Hoje, dando continuidade a esse debate, quero falar sobre algo que é fundamental para que você aumente sua base de clientes fiéis: a compreensão das dimensões no relacionamento com eles, que resumo nesta imagem: Analise e veja claramente que os clientes com os …
Marketing de relacionamento é o conjunto de ações realizadas por uma empresa para construir e manter a integração entre ela e seus clientes. Hoje, uma das ferramentas mais utilizadas no marketing de relacionamento é o e-mail, tanto para comunicação interna como externa, quanto pela popularidade do meio, bem como a possibilidade de mensuração. Cientes do …
Desde que os clientes sejam notificados com antecedência, a cláusula contratual que prevê que o seguro de vida em grupo não será renovado automaticamente não é abusiva. Dessa forma, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a Companhia de Seguros Aliança do Brasil não violou o Código de Defesa do Consumidor nem …
Por: Marcelo Caetano Muita gente me pergunta se deve voltar todos os seus esforços para recuperar um cliente inativo, se deve simplesmente ouvi-lo ou se deve deixar ele de lado. Eu sempre digo que cada caso deve ser estudado particularmente. Alguns clientes que se tornaram inativos são rentáveis e devem ser recuperados, claro, mas outros …
Por: Marcelo Caetano Em meados da década de 1980, gerentes de venda profundos conhecedores das técnicas de venda e gestão de clientes diziam orgulhosos que todos os seus clientes recebiam o mesmo tratamento. Hoje, já sabe que isso é impossível e, acima de tudo, pouco rentável. Clientes devem ser tratados de acordo com sua escala …
Por: Marcelo Caetano Saber durante quanto tempo o cliente compra da sua empresa é uma das informações mais importantes para avaliar o desempenho de vendas e o atendimento ao cliente e, acima de tudo, o caminho mais rápido para aumentar sua lucratividade. O primeiro passo para tornar efetivo o processo de retenção de clientes é …
Por: Miguel Saldivar “Every business is a digital business” é um bordão que vem sendo utilizado por consultores e empresas de TI para convencer seus clientes a planejar a digitalização de seus negócios. Mas são poucas as empresas que se sensibilizam a desenhar estratégias ou um plano para trilhar esse novo caminho, que já considero …
Por: Pedro Kalil “Qual o churn da sua empresa?” Se você é empreendedor, com certeza já deve ter ouvido essa pergunta, ou pelo menos já ouviu falar desse termo. Churn, ou churn rate, é o nome dado para o indicador que calcula o número de clientes ou usuários que deixam de fazer parte da sua …
Por: Jorge Eduardo Tenho feito muitos textos para o CRM Zen, onde ressalto a importância de se manter o relacionamento com o cliente de forma duradoura. Em muitos desses textos ressalto as economias e lucros envolvidos nesse relacionamento. E hoje para reafirmar a ideia e convencer os descrentes dessa filosofia resolvi trazer alguns dados mais …
Por: Júlia Merker As cinco maiores empresas do mercado de fidelização do Brasil – Dotz, Grupo LTM, Multiplus, Netpoints e Smiles – criaram a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). O objetivo do grupo é debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar …