O processo de fidelização de clientes é um aspecto essencial para qualquer negócio. E para empresas que tem como foco o consumidor final, esse elemento é fundamental para alavancar o modelo de negócios. Um cliente fiel, além de retornar e consumir novamente, é uma poderosa ferramenta para alcançar novos consumidores em potencial por meio do …
Por: Guilherme Reitz Quando falamos de e-commerce, uma das principais metas de qualquer empresa é fidelizar os clientes. Para sobreviver a forte concorrência das lojas virtuais que a cada ano crescem mais no Brasil, e marcar seu espaço na rede com uma marca forte e de fácil identificação com o cliente, é preciso adotar algumas …
Por: Mariana Fonseca Qual é a maneira mais efetiva de motivar os funcionários e mantê-los na empresa? Oferecer um salário maior nem sempre é a melhor solução (e nem uma das mais baratas). Para criar e manter um time de sucesso, o primeiro item avaliado por investidores em uma startup, é preciso engajar, de verdade, …
Por: John Beveridge Frederick Reichheld da Bain & Company descobriu que conquistar novos clientes é 6 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente já existente. Assim mesmo, muitas empresas focam a maioria do seu tempo, energia e recursos na aquisição de novos clientes, em detrimento de se esforçar para preservar um cliente …
Para assegurar que o relacionamento entre empresas e clientes seja positivo, favorável e rentável é preciso simplificar a comunicação Por: Débora Martins Não importa o quanto os seus processos, procedimentos e sistemas sejam bons, a verdade é que 90% do desempenho do seu negócio depende de pessoas – da qualidade humana. Aliás, se você analisar …
O objetivo desse artigo é analisar a relação direta entre o CRM e o Marketing de Relacionamento no processo de fidelização dos clientes Por: Glaucia Monique Diante da multiplicidade de informações disponíveis e da dificuldade para a manutenção de uma base de consumidores fiéis, as empresas passaram a investir em atividades de relacionamento com seus …
“Marca não é o que você diz que ela é, mas o que as pessoas falam sobre ela”, explica professora e gestora de inovação, criatividade e storytelling Apple, Coca-Cola e Disney atuam em segmentos completamente distintos e não têm muito a ver umas com as outras, à primeira vista. Mas elas têm algo em comum. …
Por: Gustavo Paulillo É mais caro conquistar um novo cliente do que manter um cliente fiel, por isso, o segredo do sucesso é a retenção! Não é preciso entender de matemática financeira ou ser um grande “expert” em gestão para perceber que reter os clientes já conquistados pela sua empresa é mais importante do que …
Por: Heloisa Figueira A fidelização de clientes pode ser um importante motor de crescimento sustentável para o seu negócio. Inclusive, pesquisas apontam que uma empresa de sucesso normalmente tem 80% de suas vendas provenientes de 20% de seus clientes fixos. Estes são menos sensíveis a variações de preços e defendem a empresa de que gostam, …
Por: Willian José de Souza Um dos maiores problemas que os clientes tem enfrentado ao contatar uma central telefônica é o tempo de espera para ser atendido e a dificuldade para realizar operações aparentemente simples. Atualmente, muitas empresas utilizam URAs (Unidades de Resposta Audível) que apenas fazem um direcionamento do cliente à uma área de …