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Os três mandamentos da reclamação na internet

por: Afonso Bazolli
fonte: Consumidor Moderno
09 de abril de 2018 - 18:02

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A primeira dica importante do Procon-SP é não utilize palavrões contra uma empresa. As demais, você confere no texto logo abaixo

Por: Ivan Ventura

O leitor da Consumidor Moderno já leu aqui a respeito dos problemas judiciais que um consumidor pode sofrer ao ofender uma empresa na internet. Recentemente, o Procon-SP elaborou algumas dicas preciosas de como criticar uma empresa, mas sem perder a ternura na web. As dicas são óbvias, mas o que tem de cliente fazendo o contrário…

Cuidado com a boca

A crítica deve necessariamente ser fundamentada e racional. Não deixe a raiva tomar conta de você no momento de postar sua queixa. Primeiramente, espire e inspire. Segundamente, não use palavrões ou ofensas pessoais. Por fim, evite afirmar que a empresa é desonesta ou age de má fé, mesmo se a sua publicação for feita apenas em sua página pessoal; lembre-se: rede social é um ambiente público e o que se posta pode ser visto e compartilhado.

Cerifique-se que a página é oficial

De que adianta reclamar de “A” se o receptor da mensagem é “B”? Caso queira entrar em contato com a empresa via redes sociais, o consumidor deve verificar se a empresa possui algum perfil ou página oficial para que a reclamação seja vista pela empresa. Ao postar a reclamação dentro da página da empresa, não deixe de tirar um print da tela para comprovar o envio da mensagem. Também é possível mandar uma mensagem privada com mais detalhes sobre o ocorrido.

Fique atento aos seus dados

Após se certificar que a página da rede social é mesmo a da empresa, tenha cuidado com os dados pessoais e números de protocolo. Além disso, evite informar números de documentos, endereço, telefone e dados bancários na página da empresa. As redes sociais são canais públicos e qualquer pessoa poderá ter acesso ao que foi postado. Fornecedores que se utilizam deste canal para atender queixas dos consumidores, normalmente, solicitam dados cadastrais via mensagens privadas; a partir deste contato, ela passa a ser responsável pela privacidade das informações prestadas.

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