Por: Julio Lussari
Em meu último post, falei sobre estarmos lidando com emoções, com sonhos, com vontades, com desejos, com objetivos e com frustrações. Frustrações essas que muitas vezes não estão sendo observadas. O objetivo desse post é trazer reflexões que te ajudem a entender o ‘por que’ seu cliente está frustrado e deprimido.
Dentro de um Design de Proposta de Valor, o primeiro ponto a observar é o que o cliente acha custoso. Quando digo ‘custoso’, quero dizer em termos de tempo, dinheiro e esforço. Se seu cliente está tentando fazer algo, adquire seu produto/serviço e sente que está perdendo tempo, começa a gerar incomodo. Se pintar o sentimento de que pagou mais do que vale, ele começa a ficar frustrado. Se acumular a perda de tempo, dinheiro e com demasiado esforço, ele acaba ficando deprimido. Isso gera um aborrecimento tão grande que passa a cegar o cliente para os benefícios daquilo que você o vendeu.
Imagine que você tenha lido esse parágrafo acima antes de vender algo à alguém, você pode se antecipar à essas frustrações respondendo as seguintes perguntas:
- O que o meu cliente acha custoso em termos de tempo, dinheiro e esforço?
- O que faz ele sentir mal?
- O que o deixa frustrado?
- O que gera aborrecimento nele?
- O que os seus concorrentes estão oferecendo que está fazendo os clientes ficarem deprimidos?
Sabe qual é o resultado de criar um produto ou serviço que ajude seu cliente a eliminar uma frustração ou tirá-lo da depressão? – Gratidão e felicidade!
Se você for capaz de auxiliá-lo em uma dificuldade ou a superar um desafio, ele terá uma dívida de gratidão para com você / sua empresa. Veja, aqui entra um aviso muito importante: faça isso com o coração! Caso contrário, seu cliente perceberá que você tem segundas intenções. Seja verdadeiro em seu propósito de estar junto em um momento de dor ou frustração e mais verdadeiro ainda em auxiliá-lo a sair desse estado e se dirigir para um estado de gratidão e felicidade.
Já tinha pensado por esse ponto de vista? Compartilhe conosco as dores e frustrações dos seus clientes e como o seu produto/serviço o ajudam a se dirigir para um estado de gratidão e felicidade.
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