Por: Heloisa Figueira
Mais importante do que conquistar novos clientes, é fidelizar clientes da base, e para isso um dos grandes segredos está na maneira de se relacionar com eles.
O atual momento econômico brasileiro vem interferindo em algumas estratégias utilizadas pelas empresas, principalmente as relacionadas ao aumento das vendas. Muitas corporações, nesses momentos de crise, investem fortemente em ações para alcançar novos clientes. Porém, diferentemente do que essas companhias pensam, é mais rentável para as empresas fidelizar clientes atuais do que ir em busca de novos clientes. Além disso, um consumidor satisfeito se torna um dos mais importantes propagadores da marca.
Sendo assim, investir em um bom relacionamento com seus clientes é algo imprescindível. Hoje, os consumidores analisam vários critérios antes de realizar uma compra, levando em conta, por exemplo, o preço, a qualidade do produto e, principalmente, o atendimento e o respaldo oferecido pela companhia.
Algumas estratégias fáceis de aplicar no dia a dia das empresas podem aprimorar o relacionamento com os clientes e também aumentar a fidelização dos consumidores com a marca, algo essencial em tempos de crise. A seguir, listamos 4 maneiras eficientes para a sua companhia alcançar esse objetivo. Confira!
1 – Garanta uma boa impressão
Todos dizem que a primeira impressão é a que fica, então, garantir que o cliente tenha uma ótima percepção da sua empresa logo no primeiro contato é essencial. Para isso, é preciso evitar atitudes que possam assustar o consumidor, como a insistência para a compra de um produto ou serviço quando o cliente busca apenas por mais informações ou mesmo um atendimento pouco cordial. Quanto melhor for a primeira experiência do cliente com a marca, maiores serão as chances dele retornar.
2 – Saiba o que o seu cliente espera (de verdade)
Muitas empresas quando iniciam o trabalho de relacionamento com o cliente colocam boa parte de seus esforços em ações que julgam interessantes para o seu público-alvo e, muitas vezes, elas não conquistam o resultado esperado. Isso ocorre, em boa parte dos casos, pela falta de conhecimento da real necessidade do cliente.
Para saber de verdade o que o seu cliente espera é preciso se colocar no lugar dele. Imagine o que você gostaria de ter caso fosse consumidor dos produtos ou serviços da sua empresa. Outra maneira para levantar as reais necessidades dos clientes é indo em busca de feedbacks. Se possível, visite seus clientes, converse sobre a experiência deles com a marca e pergunte sobre questões que eles acharam positivas e negativas do produto ou serviço. Mas, se não puder conversar presencialmente, opte por pesquisas de satisfação que também são muito eficientes.
3 – Parceria para o sucesso de seu cliente
Outra maneira interessante de estreitar o relacionamento com os clientes é oferecendo a eles uma espécie de consultoria sobre o produto ou serviço comercializado para que o cliente desfrute do melhor que ele tem a oferecer, de acordo com os seus objetivos.
Apesar de ser uma tendência mais forte no ramo de serviços tecnológicos, é possível adaptar a preocupação com o sucesso do cliente em diversos segmentos. Essa é uma estratégia que vai além do pós-venda tradicional, totalmente focada em garantir que o consumidor seja bem-sucedido.
4 – Seja transparente com o seu consumidor
Um dos pontos mais importantes em qualquer relação é a transparência e a honestidade. Por isso, é preciso que a empresa seja sincera com os seus clientes sobre a qualidade do produto ou serviço, condições de pagamento, prazos de entrega e trocas. Assim, a companhia evita desgastes na relação com o consumidor por ter omitido alguma informação importante durante o processo de venda ou na divulgação.
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