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21 de março de 2016 - 18:07

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Estratégias de marketing de relacionamento aproximam o cliente e tornam as relações ainda mais estreitas

Em um mundo cada vez mais competitivo, manter uma empresa lucrativa se tornou um desafio. Mais do que bons produtos e serviços, os clientes esperam das empresas experiências personalizadas durante o atendimento, no momento da compra e no pós-venda. Para atender essas novas exigências, as estratégias de marketing de relacionamento vêm ganhando força e uma das possibilidades é a fidelização de clientes.

Uma pesquisa recente da Harvard Business School, mostra que investir em clientes recorrentes pode gerar lucros de 25% a 95% maiores para negócios de qualquer segmento. “Dados como esse provam que a fidelização é tão importante quanto a busca por novos prospects e que estar atento aos interesses dos clientes só ajuda as empresas a expandirem seus negócios”, destaca Emerson Moreira, CEO da LTM, empresa especializada na gestão de programas de fidelidade do Brasil.

Mas se preparar para esta estratégia? Confira algumas dicas de como alcançar um padrão de sucesso no relacionamento com o cliente:

1 – Traçar o perfil do seu cliente

Compreenda quais são os desejos, anseios e valores e de que forma o serviço ou produto pode complementar ou solucionar alguma necessidade. Ter esse conhecimento pode aumentar consideravelmente a possibilidade de retorno. Independente da qualidade do que está sendo oferecido é fundamental para a estratégia possuir um público-alvo bem definido.

2 – Disponibilizar um conteúdo voltado aos seus interesses

Com o público-alvo bem definido, agora torna-se possível realizar uma comunicação mais personalizada e atrativa, criando a possibilidade de lembrar os clientes dos benefícios que o produto ou serviço podem trazer. É interessante abusar da criatividade, com a criação de um conteúdo diversificado. Enviar informações relevantes, como um e-book, tutorial ou comparativo pode aproximar o cliente do produto ou serviço, deixando a relação mais estreita. Provavelmente depois disto, o cliente estará bem próximo de comprar, e o melhor, de forma totalmente espontânea.

3 – Ter um canal de comunicação sempre aberto e de fácil acesso

Uma das maiores reclamações de qualquer cliente é a dificuldade de se comunicar com a empresa onde seu produto ou serviço foi comprado. Para que ele se sinta valorizado e bem atendido, é importante disponibilizar uma comunicação diferenciada. No caso de uma loja virtual, uma boa opção é utilizar um Help Desk no lugar do e-mail. Além de ser mais prático para o cliente, também permite que a empresa gerencie com maior organização todas as solicitações.

4 -  Criar uma experiência personalizada

Independente do setor de atuação da empresa, criar mecanismos apropriados para mostrar para o cliente o quão único e especial ele é, pode ser um diferencial. Procure destacar que está feliz com o retorno e lhe ofereça uma experiência nova que o traga a sensação de exclusividade. Uma opção é surpreendê-lo com brindes, vale-compra, descontos de última hora ou uma entrega ainda mais rápida do que a primeira.

5- Mensurar a satisfação do seu cliente

Não menos importante que as dicas anteriores, é fundamental mensurar o que deixa o cliente mais satisfeito, o que ele espera e quais são as suas preferências dentro do processo de venda. Outro ponto de extrema relevância é preparar um procedimento padrão para respostas imediatas em caso de falha.

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