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18 de março de 2018 - 14:07

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Cada vez mais, empresas percebem a importância de conquistar clientes fiéis, que seguem a marca, consomem produtos com uma certa frequência e indicam o negócio para amigos e conhecidos. Por esse motivo, programas de fidelização de clientes surgem com frequência em empresas dos mais diversos ramos. Mas você conhece a real importância do cliente fidelizado para a sua empresa? Acompanhe o nosso post de hoje e descubra!

Fidelizar um cliente custa menos do que adquirir um novo

O seu cliente fidelizado já passou por todos os seus esforços de marketing — ou seja, você já investiu tempo e dinheiro até ele se tornar um cliente. Assim, para que ele realize uma nova compra, não é necessário passar por todo o processo, apenas a parte final de uma nova aquisição.

Enquanto isso, novos clientes começam a partir do início do funil de vendas e é preciso realizar toda a nutrição para que eles cheguem até o fundo. Clientes que já passaram por esse processo podem ser motivados com promoções e descontos, táticas bem mais simples do que todo o processo de nutrição.

Clientes satisfeitos são clientes fiéis

A qualidade do seu serviço de atendimento e do seu produto são os primeiros passos para conquistar clientes fiéis. Sempre que há um feedback positivo sobre uma compra, a probabilidade de fidelização é muito grande. Além disso, a chance de que ele realize uma nova compra é bem maior, já que houve uma experiência positiva prévia com o seu negócio.

Indicações de clientes fidelizados são valiosas

O boca a boca ainda é uma fonte de novos negócios que as empresas não podem deixar de lado. Um cliente satisfeito indica o seu negócio para sua rede de contatos e essa indicação facilita muito a probabilidade de uma compra vinda de alguém que ainda não desenvolveu um relacionamento com a sua marca.

Clientes fidelizados tendem a participar assiduamente do dia a dia do negócio, ou seja, são clientes ativos que contribuem para a sustentabilidade do mercado. A partir do momento que eles encontram marcas que oferecem produtos e serviços de qualidade e possuem uma identidade com a qual eles se identificam, é mais provável surgirão boas indicações.

Clientes fidelizados gastam muito mais

É isso mesmo que você leu! Todo o processo de criar um relacionamento com o cliente, executar ações de fidelização e nutrir esse contato resultam em mais compras de quem está fidelizado. Segundo pesquisas, clientes fidelizados gastam 10 vezes mais do que novos compradores. Além disso, 4% dos clientes mais fiéis de algumas empresas representam 37% das vendas. Isso é fruto da conexão emocional existente entre a marca e o consumidor, que analisa e reconhece o real valor do seu produto ou serviço e se torna mais propenso a realizar compras constantes.

A fidelização não deve ser deixada de lado por nenhuma empresa. Os ganhos com um cliente fidelizado não são apenas financeiros, mas influenciam também na aquisição de novos clientes através de indicações, na qualidade do seu atendimento, produto e serviço.

E então, como estão as ações de fidelização da sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

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