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Como transformar o cliente no maior defensor da marca

por: Afonso Bazolli
fonte: Acelerato
03 de dezembro de 2018 - 18:08

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Por:  Wilson Souza

Um dos desafios mais importantes para uma empresa é conseguir conquistar clientes ao ponto de torná-los verdadeiros defensores da marca, ou seja, pessoas que estarão sempre defendendo e elogiando a empresa para os seus amigos e familiares, atuando assim como uma espécie de porta-voz da marca. De acordo com o analista e escritor best-seller Steve Denning, as empresas que conseguem realizar esse tipo de “encantamento” em seus clientes são aquelas que possuem maior propensão ao sucesso.

Tendo em mente a importância desse fato, listamos a seguir alguns métodos eficazes para fazer com que o seu cliente se torne defensor da marca.

1. ATENDER O CLIENTE COMO ELE DESEJA SER ATENDIDO

Um dos grandes diferenciais de uma empresa é a forma como ela atende aos seus clientes, sendo essa uma das poucas coisas exclusivas e impossíveis de serem copiadas por outras marcas. Portanto, para ter um atendimento de primeira linha, capaz de encantar os clientes e torná-los fiéis defensores da empresa, é necessário fornecer o estilo de atendimento que eles desejam.

Para isso, é necessário que toda a equipe consiga interpretar bem o jeito de cada cliente e, a partir de então, desenvolver a abordagem mais adequada para cada caso.

2. UTILIZAR COMO GUIA A TEORIA DA PIRÂMIDE INVERTIDA

De acordo com essa teoria, o cliente ocupa o ponto mais alto da pirâmide, seguido pelos vendedores e demais funcionários que lidam diretamente com os consumidores. Isso significa que os clientes são vistos e tratados como o grande foco da empresa, algo essencial para que a marca desenvolva uma cultura de bom atendimento e consiga assim conquistar clientes fiéis.

3. DESENVOLVER UM ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA OS CLIENTES FIÉIS

Após ter um grupo já estabelecido de cliente fiéis e defensores da marca, é preciso se esforçar para mantê-los. Nesse caso, uma boa alternativa é criar um sistema de atendimento exclusivo, que pode consistir, por exemplo, em descontos especiais e newsletters personalizadas que antecipem os próximos lançamentos e ofertas da marca.

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