Por: Pedro Renan
Não tem como criar um cartão fidelidade sem bons prêmios, uma arte atrativa e acabamento de qualidade
Saber como criar um cartão de fidelidade é questão de saber pesar três importantes fatores: escolha do “prêmio” correto, criar um belo layout de aparência profissional e saber produzir adequadamente o cartão com materiais e acabamento de qualidade.
Pense bem: cada um desses itens deve ser levado em consideração para evitar que um inviabilize o outro. De nada adianta saber como criar um cartão de fidelidade para empresa com uma linda arte, se o prêmio for pouco atraente para o consumidor. Da mesma forma, um ótimo prêmio pode ser comprometido por um layout de mau gosto ou por um cartão fidelidade mal-acabado, com papel inadequado e impressão sofrível.
Como criar um cartão fidelidade para empresa
A primeira questão a levar em conta é o tipo de programa que você vai desenvolver. Trata-se de um programa empresarial, com acúmulo de pontos e troca por prêmios ou um cartão mais simples (sem deixar de ser efetivo!), muitas vezes usados por restaurantes, docerias, pizzarias e outros estabelecimentos, em que você “carimba” quantas vezes o cliente comprou em sua loja?
Tanto para um como para o outro caso, vamos mostrar para você como criar um cartão de fidelidade para clientes da melhor maneira possível!
Como criar um cartão de fidelidade: escolha do prêmio
A regra, em ambos os tipos de programas de fidelização, é oferecer prêmios que sejam valorizados por seus clientes. No caso de programas de vantagens, milhagens e pontuação empresarial, é importante fazer uma pesquisa com seus clientes e descobrir que tipo de recompensa os atrairá e, principalmente, escolher algo que tenha também um valor monetário proporcional à compra.
Quanto aos cartões oferecidos em restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos semelhantes, a regra mais usada é: a cada dez refeições, ganhe mais uma. Mas será essa a melhor maneira de fidelizar seus clientes? Por que não oferecer outras alternativas, como estas:
Depois de X refeições:
- Traga um amigo para almoçar e ele não paga;
- Ganhe um vinho para acompanhar sua refeição;
- Escolha uma sobremesa grátis;
- Volte no happy hour e ganhe 2 chopes de cortesia.
Perceba que, dependendo do seu objetivo, os prêmios têm diferentes funções. Ao trazer um amigo, o estabelecimento está conquistando novos clientes; ao oferecer o vinho, apresenta outros produtos de maior margem que podem ser consumidos; ao presentear com sobremesas, tenta criar o hábito dessa compra adicional; ao premiar em outro horário, tenta desenvolver um novo comportamento de consumo no cliente.
Não basta saber como criar um cartão de fidelidade para empresa, é preciso definir uma estratégia que vá ao encontro de seus objetivos! E também calcular certinho se o número de “carimbos” no cartão fidelidade cobre os seus ganhos com a fidelização dos clientes.
Como criar um cartão de fidelidade: materiais e acabamento
Programas de fidelidade com troca de pontos por prêmios exigem um cartão em material resistente, como PVC, e o uso de chips e tarjas magnéticas ou, pelo menos, leitura de código de barras, para se integrar a sistemas de CRM e outros softwares de gestão do programa.
Outra providência será a criação de um site com as regras do programa de fidelidade e uma interface para conferir a pontuação e fazer a troca dos prêmios. Para isso você deve contatar empresas especializadas.
Para os cartões carimbados no estabelecimento, o material mais usado é o papel couchê fosco com gramatura de 200 g/m2.
Como criar um cartão de fidelidade: criação da arte
Um bonito cartão, com as mensagens certas e um layout atrativo para seus clientes é fundamental.
Além do logo de sua empresa, você pode criar um logotipo específico do seu programa e incluí-lo em seu cartão.
Normalmente, os seguintes elementos fazem parte do layout do cartão:
- Logo da empresa;
- Logo do programa (se houver);
- Chamada explicando rapidamente as vantagens do programa;
- Site do programa (no caso de acúmulo de pontos);
- Endereços e contatos;
- Imagens atrativas, muitas vezes com pessoas;
- Local, no verso do cartão, para os carimbos (no caso deste tipo de programa).
Existem diversos modelos de cartão fidelidade e não há como criar um cartão de fidelidade para clientes sem contratar um profissional de design que possa fazer um excelente trabalho.
Atualmente, uma alternativa muita usada por empresários é trabalhar com sites de concorrência criativa. Você envia seu pedido de arte do material gráfico que precisa e a plataforma automaticamente o disponibiliza para uma grande quantidade de profissionais que enviam propostas para você escolher a melhor. O vencedor recebe o valor que foi combinado antes. Tudo isso online, com preços e qualidade que valem muito a pena.
Agora que você já sabe como criar um cartão de fidelidade, que tal começar a pensar em sua estratégia de premiação e na arte mais adequada para ele?
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