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11 de novembro de 2018 - 14:08

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Por: Pedro Renan

Não tem como criar um cartão fidelidade sem bons prêmios, uma arte atrativa e acabamento de qualidade

Saber como criar um cartão de fidelidade é questão de saber pesar três importantes fatores: escolha do “prêmio” correto, criar um belo layout de aparência profissional e saber produzir adequadamente o cartão com materiais e acabamento de qualidade.

Pense bem: cada um desses itens deve ser levado em consideração para evitar que um inviabilize o outro. De nada adianta saber como criar um cartão de fidelidade para empresa com uma linda arte, se o prêmio for pouco atraente para o consumidor. Da mesma forma, um ótimo prêmio pode ser comprometido por um layout de mau gosto ou por um cartão fidelidade mal-acabado, com papel inadequado e impressão sofrível.

Como criar um cartão fidelidade para empresa

A primeira questão a levar em conta é o tipo de programa que você vai desenvolver. Trata-se de um programa empresarial, com acúmulo de pontos e troca por prêmios ou um cartão mais simples (sem deixar de ser efetivo!), muitas vezes usados por restaurantes, docerias, pizzarias e outros estabelecimentos, em que você “carimba” quantas vezes o cliente comprou em sua loja?

Tanto para um como para o outro caso, vamos mostrar para você como criar um cartão de fidelidade para clientes da melhor maneira possível!

Como criar um cartão de fidelidade: escolha do prêmio

A regra, em ambos os tipos de programas de fidelização, é oferecer prêmios que sejam valorizados por seus clientes. No caso de programas de vantagens, milhagens e pontuação empresarial, é importante fazer uma pesquisa com seus clientes e descobrir que tipo de recompensa os atrairá e, principalmente, escolher algo que tenha também um valor monetário proporcional à compra.

Quanto aos cartões oferecidos em restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos semelhantes, a regra mais usada é: a cada dez refeições, ganhe mais uma. Mas será essa a melhor maneira de fidelizar seus clientes? Por que não oferecer outras alternativas, como estas:

Depois de X refeições:

  • Traga um amigo para almoçar e ele não paga;
  • Ganhe um vinho para acompanhar sua refeição;
  • Escolha uma sobremesa grátis;
  • Volte no happy hour e ganhe 2 chopes de cortesia.

Perceba que, dependendo do seu objetivo, os prêmios têm diferentes funções. Ao trazer um amigo, o estabelecimento está conquistando novos clientes; ao oferecer o vinho, apresenta outros produtos de maior margem que podem ser consumidos; ao presentear com sobremesas, tenta criar o hábito dessa compra adicional; ao premiar em outro horário, tenta desenvolver um novo comportamento de consumo no cliente.

Não basta saber como criar um cartão de fidelidade para empresa, é preciso definir uma estratégia que vá ao encontro de seus objetivos! E também calcular certinho se o número de “carimbos” no cartão fidelidade cobre os seus ganhos com a fidelização dos clientes.

Como criar um cartão de fidelidade: materiais e acabamento

Programas de fidelidade com troca de pontos por prêmios exigem um cartão em material resistente, como PVC, e o uso de chips e tarjas magnéticas ou, pelo menos, leitura de código de barras, para se integrar a sistemas de CRM e outros softwares de gestão do programa.

Outra providência será a criação de um site com as regras do programa de fidelidade e uma interface para conferir a pontuação e fazer a troca dos prêmios. Para isso você deve contatar empresas especializadas.

Para os cartões carimbados no estabelecimento, o material mais usado é o papel couchê fosco com gramatura de 200 g/m2.

Como criar um cartão de fidelidade: criação da arte

Um bonito cartão, com as mensagens certas e um layout atrativo para seus clientes é fundamental.

Além do logo de sua empresa, você pode criar um logotipo específico do seu programa e incluí-lo em seu cartão.

Normalmente, os seguintes elementos fazem parte do layout do cartão:

  • Logo da empresa;
  • Logo do programa (se houver);
  • Chamada explicando rapidamente as vantagens do programa;
  • Site do programa (no caso de acúmulo de pontos);
  • Endereços e contatos;
  • Imagens atrativas, muitas vezes com pessoas;
  • Local, no verso do cartão, para os carimbos (no caso deste tipo de programa).

Existem diversos modelos de cartão fidelidade e não há como criar um cartão de fidelidade para clientes sem contratar um profissional de design que possa fazer um excelente trabalho.

Atualmente, uma alternativa muita usada por empresários é trabalhar com sites de concorrência criativa. Você envia seu pedido de arte do material gráfico que precisa e a plataforma automaticamente o disponibiliza para uma grande quantidade de profissionais que enviam propostas para você escolher a melhor. O vencedor recebe o valor que foi combinado antes. Tudo isso online, com preços e qualidade que valem muito a pena.

Agora que você já sabe como criar um cartão de fidelidade, que tal começar a pensar em sua estratégia de premiação e na arte mais adequada para ele?

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