Por: João Cristofolini
Em tempos de crescimento na venda de produtos em lojas virtuais, saber como fidelizar clientes do seu comércio local pode ser a estratégia que vai salvar muitos empresários de fechar as portas.
Fique tranquilo, as estratégias de fidelização não são complicadas e podem começar a ser inseridas em sua loja hoje mesmo!
Então vamos começar? Anote tudo e coloque a mão na massa!
Use programas de fidelização de clientes
Para os consumidores, o essencial é que eles se sintam importantes para sua loja, para que assim realizem outras compras. Os programas de fidelidade oferecem exatamente esta sensação para eles, então não custa nada dar um agrado para ganhar cada vez mais clientes fidelizados.
A implementação dos programas de fidelização é muito fácil, quase não gera custos e pode ser executada por qualquer tipo de comércio. Por exemplo, se você tiver um restaurante, faça um cartão com o número de refeições que um cliente precisa para ganhar algo, pode ser 10 refeições em troca de um almoço ou a cada 5 refeições ele ganha uma sobremesa. Para uma loja de roupas o método é o mesmo, utilize um cartão para fazer as marcações e oferecer descontos de X% a cada 5 compras realizadas na loja.
O importante neste caso é engajar o consumidor para que ele volte no seu comércio e até, quem sabe, conte a novidade para os amigos e traga junto da próxima vez mais clientes!
Adote estratégias de marketing digital
Não adianta fugir, de alguma forma sua loja precisa estar inserida no meio digital se você quer continuar lucrando e fidelizando clientes. Existem diversas formas de usar a internet em favor de seu comércio local, mas uma das mais eficientes é a utilização das redes sociais.
Crie uma conta no Facebook e no Instagram para estreitar o relacionamento com sua clientela e apresentar por ali mesmo os lançamentos e promoções e, de forma sutil, chamar os clientes que voltaram ao seu comércio. O importante é não parecer desesperado para que o fluxo de pessoas na sua loja aumente, haja de forma natural e menos formal possível.
O uso das redes sociais também é importante para que você conheça quais são os anseios do seu cliente por meio dos comentários gerados nas postagens. Algumas vezes, os clientes farão pedidos de mercadorias que a sua loja ainda não tem, mas está fazendo o maior sucesso na concorrência. Aí é só correr atrás e postar nas redes sociais assim que receber as novidades e esperar a mágica acontecer.
Invista em uma boa experiência de atendimento
Assim como em lojas virtuais é importante que haja uma boa experiência de compra, no seu comércio local é ainda mais importante a experiência de atendimento oferecida aos seus clientes. Se o seu consumidor não for bem atendido na primeira vez que ele realizar uma compra em sua loja, dificilmente ele irá voltar e será ainda mais difícil dar a volta por cima para mudar a impressão que ele teve. E ainda há o risco dele espalhar entre os amigos a péssima experiência e queimar de vez sua loja. Você não quer que isso aconteça, certo?
Então para fidelizar clientes do seu comércio local é importante treinar seus funcionários para que eles atendam da mesma forma todas as pessoas que entram. Eles precisam ser muito simpáticos e ter eficiência na hora de buscar as mercadorias no estoque para que o consumidor não fique esperando muito e desista da compra.
Se for conveniente, ofereça um cafézinho ou um aperitivo enquanto o consumidor aguarda o funcionário retornar do estoque. Qualquer coisa é válida para melhorar a experiência do consumidor em seu comércio.
Lembre-se, o atendimento o único diferencial do seu comércio que não pode ser copiado pela concorrência! Invista nele o quanto antes.
Ofereça serviços extras
Fazer com que seu cliente visite mais vezes seu comércio sem, necessariamente, realizar uma compra também é um modo de trabalhar com a fidelização. E para que isso aconteça, você deve oferecer algum serviço extra que ele pode precisar em qualquer momento do dia.
Uma boa dica de um serviço extra que trará mais fluxo de pessoas no seu comércio e não gerará custos é oferecer recargas de celular na mesma máquina do cartão de débito e crédito. Muitas bandeiras já trabalham com este serviço e ele é gratuito para o empresário e muito útil para clientes que possuem celular pré-pago.
Outra grande oportunidade para aumentar o movimento do seu comércio e ajudar na fidelização de clientes é tornar-se um Ponto de Retirada de produtos comprados em lojas virtuais.
O funcionamento é simples, o cliente faz o pedido em um site e, na hora de finalizar a compra, opta por retirar a mercadoria em um Ponto de Retirada mais próximo de sua casa ou trabalho. A transportadora vai enviar o pedido para o Ponto de Retirada escolhido pelo consumidor e ele será notificado assim que o produto estiver disponível para retirada.
Esta estratégia pode levar de 30 a 40 pessoas a sua loja por dia, e as chances de elas comprarem algo no seu comércio é de mais de 30%!
Mime o cliente fiel
Agora que você já aprendeu como fidelizar novos clientes do seu comércio, não esqueça de trabalhar na fidelização daqueles clientes fiéis. Não é por que ele marca presença em seu comércio sempre que você pode deixa-lo de lado, muito pelo contrário. Este é o cliente que você mais deve trabalhar na fidelização, pois qualquer deslize pode colocar anos de relacionamento no lixo. Lembre-se, é o cliente fiel que responde a 65% do faturamento de seu comércio!
Neste caso, usar algumas estratégias de marketing digital, como disparo de newsletters exclusivas, pode fazer a diferença. Ofereça descontos especiais, informe os lançamentos com antecipação, faça confraternizações exclusivas… Invista em todas as possibilidades para que o cliente perceba que ele tem tratamento VIP na sua loja.
Viu como as ações de fidelização são simples, possuem um baixo custo e podem começar a ser trabalhadas o mais rápido possível? Agora você já está pronto para fidelizar clientes do seu comércio local e elevar a lucratividade!
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