Dec
02
01 de dezembro de 2013 - 18:20

Seguranca-da-informacao-no-call-center-como-fazer-televendas-cobranca

Por: Fabio Santana

Para montar um contact center moderno, o empreendedor precisa investir em tecnologia. Não importa o porte, nem o segmento de atuação da central – uma infraestrutura estável e robusta é fundamental para o bom desempenho das operações. Porém, o sistema pode estar vulnerável o que pode comprometer o andamento dos trabalhos. Por isso, neste post, daremos algumas dicas para ajudar a organizar processos de segurança da informação no call center.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que essa questão deve ser uma prioridade para organizações de todos os tipos. Toda empresa precisa ter uma política de segurança que agregue nela questões relacionadas ao negócio. Normalmente, essas políticas contém direitos e deveres dos diversos stakeholders. Além disso, definem o que fazer em caso de violação de uma regra estabelecida.

No caso específico de um call center, a definição de uma política de segurança e a execução das ações para sua implementação são muito apropriadas. Para implementar uma política consistente, é preciso realizar algumas ações. São elas:

Adoção de tecnologias para segurança dos dados: alguns sistemas podem reforçar a segurança da informação no call center e proteger informações geradas internamente. Algumas soluções que podem ser adotadas pela sua empresa são: firewall na rede, transferência de dados criptografados, antivírus etc.Além da parte tecnológica, é fundamental contar com pessoal capacitado para a lidar com a segurança da informação no call center. Uma boa equipe de TI no call center faz diferença na hora de administrar essas soluções.

Adoção de equipamentos que guardem adequadamente os servidores em que estão as informações: os bancos de dados do contact center não são afetados apenas por problemas digitais. Danos físicos também derrubam servidores – e, em alguns casos, geram grandes dores de cabeça para os gestores. Por isso, é fundamental implementar algumas boas práticas internas. A sala do datacenter deve ter acesso restrito de pessoas, segurança contra incêndio, temperatura controlada, soluções contra roubo, entre outros.

Adoção de normas de confidencialidade: uma empresa do ramo precisa zelar muito pelas informações secretas que surgem internamente. Em alguns casos, os acordos de nível de serviço firmados com a contratante levam em conta esse tipo de conteúdo controlado. Por isso, é fundamental tomar cuidado redobrado.Um dos principais cuidados que sugerimos que você tenha na sua central é criar dispositivos para impedir o colaborador de levar uma informação confidencial para fora da empresa. Para isso, há várias maneiras: usar computadores sem a possibilidade de cópia de arquivos, proibir a utilização de celular no trabalho, entre outras medidas.

Revisão das políticas de recursos humanos: na hora do recrutamento de novos profissionais, alguns gestores se esquecem que estão abrindo informações internas para esses potenciais colaboradores. Esses dados podem ser disseminados de forma errônea antes mesmo da contratação. Para tanto, sugerimos que, na fase de busca e avaliação do candidato, faça-se uma análise completa de perfil e histórico da pessoa, buscando referências no mercado.

Você tem alguma dica para melhorar a segurança da informação no call center? Deixe seu conselho nos comentários e compartilhe com outros leitores.

Fonte: http://blog.teclan.com.br/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: