Você já imaginou como seria se sua empresa tivesse acesso a um grupo tão valioso de dados sobre seus consumidores que pudesse ajudá-lo a diminuir drasticamente os riscos das tomadas de decisão e a aumentar exponencialmente a satisfação de seus clientes, com ofertas mais assertivas de produtos e serviços? Muitos executivos estão em busca deste cenário de sucesso por meio de investimentos em Big Data. Esta foi a conclusão de um estudo recente da NewVantage Partners, feito com profissionais de mais de 50 grandes empresas. Os resultados mostraram que 85% deles já têm iniciativas em curso nesta área e que os investimentos são altos: mais de 75% investem mais de R$1 milhão por ano. O tema é importante e, por isso, ajudaremos você a entendê-lo melhor.
O que é Big Data?
Atualmente, qualquer atividade realizada no ambiente digital gera algum tipo de dado. E, como praticamente tudo o que fazemos hoje tem alguma ligação com a tecnologia, existe um volume enorme dessas informações disponíveis para processamento. É isso o que chamamos de Big Data. Conseguir transformar este conteúdo em conhecimento de valor é o grande desejo das empresas em todo o mundo, uma vez que os resultados desta análise podem levar a decisões mais assertivas e, consequentemente, um desempenho melhor nos negócios.
Por onde começar?
O primeiro passo é olhar para sua empresa e entender os desafios a serem superados por meio do uso do Big Data. Basicamente, antes de buscar as respostas você deve formular as perguntas certas. E somente após este diagnóstico inicial, será o momento de buscar um parceiro para implementar a melhor solução para o seu negócio.
Os principais benefícios
Ter informação de valor sobre seus clientes permite um processo mais efetivo de tomada de decisão. Isto não é novidade e, atualmente, este tipo de dado pode ser conseguido por meio de processos de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA). A principal vantagem do Big Data é a aceleração do tempo de resposta: algo que demorava 30 minutos para ser descoberto pelos métodos “tradicionais” pode levar apenas 30 segundos, por exemplo. Isto gera impacto positivo na eficiência operacional e financeira de uma empresa e promove ganhos de velocidade, escala, economia e segurança.
Para que este quadro seja possível, é necessário investir na integração entre o Big Data e as áreas tradicionais de análise de mercado da empresa. Afinal, dados são apenas dados se não são analisados de forma correta. A união entre as disciplinas é o que tornará viável a geração de conhecimento real sobre os clientes e contribuirá com o crescimento dos negócios.
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