Por: Camila Silva
Após um ano e sete meses de hiato, Manfredo Hoepers reassumiu, em 6 de maio, a presidência da EOS Hoepers. Tido como um dos executivos mais respeitados do mercado, por criar uma pequena assessoria de cobrança no Rio Grande do Sul e colocá-la entre as maiores empresas do País, Manfredo deixou a presidência da empresa em 2013 e agora foi convidado para retornar ao posto com a responsabilidade de recuperar o crescimento da empresa.
Com sede no Rio Grande do Sul, a EOS Hoepers consolidou sua atuação na região sul do país, expandindo-se posteriormente para todo o Brasil. Já empregou mais de quatro mil colaboradores e, por muitos anos, foi cobiçado por empresas estrangeiras que queriam entrar no mercado brasileiro até que 60% das ações foram vendidas para um grupo alemão em 2011.
Em conversa descontraída com a reportagem e publisher do Televendas e Cobrança durante o 5º Fórum de Inovação do IGeoc, Manfredo contou que deveria ficar na presidência da empresa por cinco anos após a venda das ações, período que só cumpriu durante três anos. “Queriam colocar o modelo de cobrança americano aqui, e adverti que não daria certo, por ser um modelo muito engessado, sem contar a implantação de novos produtos sem a expertise necessária, como serviço de vendas, que já foi desativado”, explica o executivo.
Mas o que realmente impactou o desempenho da empresa foi a perda de capital intelectual. “O que se perdeu com a minha saída foram os colaboradores de longa data, os ‘fazedores’ de meta, que também deixaram a empresa por diversos motivos”, justifica Manfredo.
Agora o executivo tem como objetivo pôr ordem na casa antes de galgar novos contratos. Além do esforço de trazer de volta também alguns dos colaboradores de sua confiança, Manfredo está visitando clientes para saber como está a operação e reavaliar contratos. Sua preocupação em reorganizar a empresa que criou é tanta que nem o novo cartão de visitas está pronto ainda. Porém o empresário catarinense, residente em Porto Alegre, está bastante confiante. “Até o final deste ano acredito que voltaremos a crescer”, aposta. A EOS Hoepers hoje conta com 1.400 colaboradores e carteiras importantes, como a do Itaú, Banco Votorantim, Citibank, Carrefour, Embratel, Vivo, Banco GM, Claro, Oi, Líder Magazine, White Martins.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Excelente notícia! Trabalhei nesta empresa por 10 anos e sei o quanto é competente o Sr Manfredo, admirável e extremamente inteligente.
A Hoepers faz parte de minha trajetória profissional e foi a base do meu conhecimento em Cobrança e agora saber que a Hoepers voltará a ser o que era me deixa imensamente feliz!!!
Fiquei muito feliz com o retorno do seu Manfredo a empresa. Se Deus quiser, vai da tudo certo, pois tu és um vencedor e Deus está contigo !!!
Sr Admirado no mercado de trabalho e tenho certeza que com ele o sucesso é certo. tenho maior respeito pois meu filho foi um dos grandes colaborador da Hoepers.
a Hoepers sempre foi uma empresa de prestígio renomada no mercado, tenho certeza que com o retorno do Manfredo voltará a ocupa seu espaço entre as grandes.
Excelente noticia. Tive oportunidade de trabalhar em empresa do dr. Manfredo e a visão de negócios que tem é impressionante. Mercado só tem a ganhar!
Mais sucessos dr. Manfredo!
A Hoepers, sem o Manfredo no topo não é a mesma Hoepers. e Acho o comentário do Paulo, perfeito.
Bela notícia, desejo sorte ao Manfredo nesta empreitada.
Alíás, este retorno vai de encontro a tese que que defendo, Cobrança é para quem tem DNA de Cobrança.