Um ponto que é claro para todo o mercado é a mudança na preferência dos consumidores por interações virtuais, sejam elas via Chatbot, Whatsapp, Facebook Messenger, dentre outros. No que tange o setor de cobrança, também observamos uma digitalização dos processos sejam através dos agentes virtuais, URAs Ativas, Medição Online, Sites de Negociação Virtual dentre outros – mas um dos canais de maior sucesso na recuperação virtual continua sendo o e-mail. Pelo baixo custo da ação de disparo, as empresas vêm utilizando mais e mais este tipo de ação, visando inclusive reduzir os custos com envios de boletos via Correios, utilizando o enriquecimento de dados cadastrais como aliado.
Costumamos falar que a ação da cobrança por e-mail não será a “salvadora da lavoura” de uma empresa, mas se bem planejada, poderá auxiliar no atingimento das metas dos clientes contratantes. Em percentual, o ROI (Retorno sobre Investimento) deste tipo de acionamento são até 1.000% superiores aos das ações tradicionais de cobrança via operador ou por boleto – isso ocorre, pois com o custo de um único boleto você pode enviar dezenas de e-mails. Por que o e-mail ainda não substitui as correspondências enviadas via Correios?
Isso ocorre, pois, a utilização de e-mails ainda se concentra nos grandes centros – pessoas bem mais velhas e/ou que morem em regiões longínquas nem sempre utilizam e-mail, seja pela inaptidão no uso de correio eletrônico ou pela ausência da internet (ou computador / smartphone) para acesso – mas considerando que as capitais são os centros econômicos do país, e que essas pessoas utilizam e-mail, este tipo de ação continua sendo extremamente relevante para o setor de cobrança.
Os fatores preponderantes para que uma empresa consiga potencializar a recuperação de crédito via e-mail são:
1 – Utilizar as melhores práticas no disparo dos boletos
O foco neste ponto é que a Assessoria de Cobrança ou Contact Center utilize empresas que realizem validações prévias do envio, garantindo que as mensagens não sejam direcionadas para a caixa de SPAM do cliente devedor.
2 – Obtenção de endereços eletrônicos atualizados dos clientes devedores
A ação da cobrança via e-mail só terá efeito caso se tenha o endereço eletrônico do cliente devedor – sem este, nenhum planejamento de cobrança será bem-sucedido. Um outro fator intrinsicamente interligado é que quanto melhores os e-mails, melhor será a reputação dos seus envios nos provedores de e-mails, garantindo que seu domínio não seja classificado como um IP de disparo de SPAM, entrando na black list da internet.
Como foco em auxiliar as assessorias e Contact centers nos aumentos das suas taxas de recuperação, a Think Data, bureau referência no mercado brasileiro de informações desenvolveu uma solução interna que realiza validações recorrentes de seus e-mails. Contando com uma base de aproximadamente 90 milhões de e-mails de Pessoas Físicas e Jurídicas, a companhia garante que os endereços eletrônicos são válidos, o que possibilita uma maximização dos indicadores de entrega.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/