Apr
18
17 de abril de 2018 - 18:10 - atualizado às 23:06

Como-potencializar-as-cobrancas-via-e-mail-e-reduzir-os-custos-com-os-correios-thinkdata-think-data

Um ponto que é claro para todo o mercado é a mudança na preferência dos consumidores por interações virtuais, sejam elas via Chatbot, Whatsapp, Facebook Messenger, dentre outros. No que tange o setor de cobrança, também observamos uma digitalização dos processos sejam através dos agentes virtuais, URAs Ativas, Medição Online, Sites de Negociação Virtual dentre outros – mas um dos canais de maior sucesso na recuperação virtual continua sendo o e-mail. Pelo baixo custo da ação de disparo, as empresas vêm utilizando mais e mais este tipo de ação, visando inclusive reduzir os custos com envios de boletos via Correios, utilizando o enriquecimento de dados cadastrais como aliado.

Costumamos falar que a ação da cobrança por e-mail não será a “salvadora da lavoura” de uma empresa, mas se bem planejada, poderá auxiliar no atingimento das metas dos clientes contratantes. Em percentual, o ROI (Retorno sobre Investimento) deste tipo de acionamento são até 1.000% superiores aos das ações tradicionais de cobrança via operador ou por boleto – isso ocorre, pois com o custo de um único boleto você pode enviar dezenas de e-mails. Por que o e-mail ainda não substitui as correspondências enviadas via Correios?

Isso ocorre, pois, a utilização de e-mails ainda se concentra nos grandes centros – pessoas bem mais velhas e/ou que morem em regiões longínquas nem sempre utilizam e-mail, seja pela inaptidão no uso de correio eletrônico ou pela ausência da internet (ou computador / smartphone) para acesso – mas considerando que as capitais são os centros econômicos do país, e que essas pessoas utilizam e-mail, este tipo de ação continua sendo extremamente relevante para o setor de cobrança.

Os fatores preponderantes para que uma empresa consiga potencializar a recuperação de crédito via e-mail são:

1 – Utilizar as melhores práticas no disparo dos boletos

O foco neste ponto é que a Assessoria de Cobrança ou Contact Center utilize empresas que realizem validações prévias do envio, garantindo que as mensagens não sejam direcionadas para a caixa de SPAM do cliente devedor.

2 – Obtenção de endereços eletrônicos atualizados dos clientes devedores

A ação da cobrança via e-mail só terá efeito caso se tenha o endereço eletrônico do cliente devedor – sem este, nenhum planejamento de cobrança será bem-sucedido. Um outro fator intrinsicamente interligado é que quanto melhores os e-mails, melhor será a reputação dos seus envios nos provedores de e-mails, garantindo que seu domínio não seja classificado como um IP de disparo de SPAM, entrando na black list da internet.

Como foco em auxiliar as assessorias e Contact centers nos aumentos das suas taxas de recuperação, a Think Data, bureau referência no mercado brasileiro de informações desenvolveu uma solução interna que realiza validações recorrentes de seus e-mails. Contando com uma base de aproximadamente 90 milhões de e-mails de Pessoas Físicas e Jurídicas, a companhia garante que os endereços eletrônicos são válidos, o que possibilita uma maximização dos indicadores de entrega.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: