O principal desafio das empresas de cobrança não é o cobrar o cliente, mas sim, localizar, principalmente nas faixas de atraso superiores a 720 dias de atraso. Logicamente que os atrasos de até 180 dias são muito mais fáceis de se achar, contudo, o comissionamento pago pelas financeiras também são bem inferiores. A lógica é, quanto maior o atraso, menor o CPC (Contato com a Pessoa Certa), e maiores os desafios. Em carteiras securitizadas, os indicadores de localização são bem piores, pois estas possuem atrasos que muitas vezes começam em 1800 dias – neste caso, conseguir 10% de CPC, mesmo após a realização do enriquecimento de dados, já é uma grande vitória! (mesmo que isso não gere breakeven e garanta o alcance das metas). Então como obter até 65% de CPC em carteira de cobrança massificada?
Antes de abordarmos a metodologia via Enriquecimento de Dados, é importante indicar que para alguns atrasos e tipos de carteiras o acionamento via call center tende a não ter um forte impacto nos indicadores de recuperação do crédito – mesmo com custos maiores, ações pontuais de boletagem, para altos tickets médios ou a mediação via Câmara Arbitral apresentam melhores resultados.
No que tange as ações de cobrança via discador, a recomendação é que além de se personalizar os projetos de retorno de informações em lote via enriquecimento de dados, isso é, devolver dados que tenham relevância para a operação de acordo com a carteira, seja incrementado informações que posicionem as assessorias e contact center quanto a recência daquele telefone do cliente devedor. Mas como se obtêm essa informação?
Uma das principais classificações para indicar se um telefone é bom para acionamento é aquele que o usuário utiliza WhatsApp – além disso, saber qual foi o último horário em que ele visualizou o app tende a ser o gatilho para que um escritório de cobrança ou contact center entre em contato logo na sequência para iniciar as negociações
Hoje, a Think Data, bureau de informações referência no país, disponibiliza aos seus clientes uma tecnologia que possibilita as empresas saberem se o telefone do cliente devedor possui ou não WhatsApp – e se este, esteve online e em qual horário! Observasse que caso o usuário tenha utilizado o WhatsApp na última hora, as tentativas de acionamento pela assessoria de cobrança tendem a potencializar os indicadores de CPC em até 65%!
Como o processo de validação do status e horário de utilização ocorre de forma online, a Think Data desenvolveu um processo de checagem multithread – o que isso significa? São realizados diversos disparos simultaneamente, de forma a agilizar o processo de qualificação do mailing, tendo em vista que o tempo médio de validação varia de 3 a 15 segundos – com isso, as empresas recebem de tempos em tempos, qual a situação dos telefones dos seus clientes devedores, possibilitando acioná-lo em um horário com grande probabilidade de que ele esteja ao lado do telefone – e o atenda.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.