Seja qual for o canal mais utilizado pelo time de vendas, é sempre muito difícil centralizar a validação cadastral de empresas, seja na entrada do cliente, emissão da nota ou na expedição. Normalmente para uma validação cadastral de empresas precisa, é necessário consultar uma série de sites públicos, descentralizados, e por vezes instáveis.
A validação cadastral de empresas, precisa ser feita em fontes públicas, ou seja, consultada diretamente em tempo real a fontes como Receita Federal e Sintegra, para ser efetiva e dar segurança ao processo de análise, além de garantir é claro que o pedido não seja barrado, ou não tenha a emissão da nota fiscal permitida, pelo fato de, por exemplo, da inscrição estadual estar inativa.
Validação Cadastral de Empresas: Por que validar cadastros de clientes PJ?
Aplicar a validação cadastral de empresas, além de apoiar diversas áreas, como a comercial, fiscal, ou mesmo de logística, também ajudará a reduzir o tempo de processamento de um pedido e a fricção com o cliente PJ, que normalmente tem tickets médios de compra maiores. Assim, atender este cliente e dar eficiência ao processo de validação, torna-se essencial.
Tickets médios mais altos, também indicam risco mais alto, ou seja, aceitar um pedido, sem que haja uma consulta de situação cadastral na Receita Federal do Brasil, ou verificação de dados cadastrais mais simples, como: telefones e endereços, ou mais complexos, como sócios: pode fazer com que a empresa empenhe esforço e energias em um pedido que muitas das vezes não seria validado, por conta de divergência ou ausência de informações importantes. Além disso, a validação cadastral de empresas, se faz necessário para que não exista um “pesadelo” para o time fiscal, em não conseguir emitir uma nota, por exemplo, por que a empresa está com o CNPJ suspenso na Receita Federal do Brasil.
É evidente que validar essas informações de tamanha importância para o processo validação cadastral de empresas torna-se complexo, devido a descentralização das fontes, muitas delas inclusive, como o SINTEGRA disponível separadamente por estado/UF, o que faz com que a operacionalização desse tipo de acesso seja custosa, e o monitoramento de disponibilidade seja oneroso e difícil. Além disso, é necessário também consultar o acesso a Receita Federal do Brasil, fazendo com que para se obter o resultado dessa validação, haja uma série de processos, que podem ou não ser manuais, mas que de fato, podem comprometer o tempo de processamento de um pedido.
Validação Cadastral de Empresas: Consultas no Sintegra e Receita Federal
Diante de um cenário de descentralização de fontes no processo validação cadastral de empresas, é necessário encontrar um método, ou então uma tecnologia que possa reduzir, e até eliminar esses problemas. Mas não o suficiente, muitas das vezes a padronização de retorno dessas informações também irá ser um fator dificultador na integração dessas fontes.
Então, a saída para um processo de validação cadastral de empresas é buscar por ferramentas que possam centralizar o maior número de funcionalidades e fontes em um único lugar e requisição, e assim permitir que este processo seja mais ágil, oneroso e automático. Fazendo com que este tipo de validação contribua com a redução de custos da operação, como um todo.
Validação Cadastral de Empresas: Redução de custos e agilidade na análise
Implementar um processo de validação cadastral de empresas, focado em obter a maior quantidade de informações possíveis, reduzindo, portanto, a fricção com o cliente, não só irá agilizar a operação de vendas, como também ajudará com que essa operação ganhe escala, e seu time assim, possa não só focar em outras tarefas, como também aumentar a produtividade de diversos departamento, que estão ligados ao processo de venda.
Outro fator importante no processo de validação cadastral de empresas, é a redução de custos, dado que você irá conseguir ter menos etapas neste processo, menos pontos de fricção com o cliente, e por fim, a redução do tempo entre um pedido efetivado e um pedido expedido, reduzindo o tempo em que o cliente recebe o produto, e criando um ciclo positivo em toda a cadeia de relacionamento com este cliente, e sabemos que um cliente satisfeito e bem atendido volta a comprar, e optará por sua empresa em pedidos futuros.
Validação Cadastral de Empresas: Desafios e soluções na validação cadastral
O principal desafio que encontramos hoje no processo de validação cadastral de empresas, é sem dúvida o tempo em que esse processo deve ocorrer, tempo suficiente para que informações importantes não deixem de ser validadas, e nem longo o suficiente para que este processo seja moroso para o cliente, de maneira que este processo não seja um ponto de desistência, ou mesmo de atrito com o cliente.
Outros desafios no processo de validação cadastral de empresas estão relacionados a implementação, treinamento do time, ou mesmo entendimento por parte da equipe de que estas informações precisam ser utilizadas para um bom andamento do processo de venda, e claro, de emissão e entrega do pedido. É claro, que é possível automatizar um processo desses, utilizando soluções de mercado e que exigem um investimento baixo, sem grandes problemas.
Sendo assim a principal saída para este tipo de processo de validação cadastral de empresas, é com certeza a automação – automatizar evita erros, agiliza o processo, permite integrar diversas fontes necessárias a ele em uma única requisição, e claro, esta importante decisão passa pela escolha de um parceiro que tenha uma solução conectadas as principais fontes de públicas, como SINTEGRA e Receita Federal do Brasil, ou mesmo dados de cadastro e de contato dessa empresa.
A Think Data, possui integração com mais de 400 fontes, dentre elas Receita Federal do Brasil e SINTEGRA, que irão auxiliar o processo de validação cadastral, automatizar e claro, dar maior eficiência operacional.
Validação Cadastral de Empresas: Como implementar a automação no seu negócio?
Para automatizar o processo de validação cadastral de empresas é necessário utilizar APIs que permitam ter acesso a consultas como a Receita Federal do Brasil, SINTEGRA, SUFRAMA, entre outras.
Além disso, é importante que esta solução API, tenha centralizado todas essas consultas em um único lugar, assim você poderá em um mesmo ambiente efetuar todas as consultas necessárias ao processo de validação cadastral.
A Think Data possui APIs que permitem conectar às fontes como SINTEGRA, SUFRAMA e Receita Federal do Brasil, de forma estável e centralizada, permitindo que você utilize essas APIs para implementar a automação no processo de validação cadastral, isso fará com que você possa consultar de forma automática essas fontes, retornando à informação que consta no órgão público em tempo real.
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