Um dos maiores problemas relatados pelas empresas que utilizam recorrentemente o serviço de enriquecimento cadastral (e higienização) está relacionado a grande quantidade de telefones inválidos recebidos em seus processos de atualização, o que impacta fortemente no não alcance das metas estipuladas pelos clientes contratantes – além disso, temos altos custos com telecom e operadores, que passam a maior parte do dia recebendo ligações (direcionadas pelo discador) de pessoas desconhecidas! Por isso, muitas assessorias de cobrança e contact centers criam células que chamamos de Hard Skip, visando localizar clientes de alto ticket médio. E se fosse possível maximizar a localização de clientes sabendo o status real time da utilização do WhatsApp pelo devedor?
Sabendo das necessidades do mercado de cobrança, a Think Data, bureau de informação referência no mercado brasileiro desenvolveu uma solução que possibilita aos seus clientes a identificação fácil e rápida se o telefone que está sendo discado possui ou não Whatsapp! Na fase de desenvolvimento do produto, a Think Data realizou backtest com alguns dos principais players de cobrança do Brasil – e o resultado final foi extremamente positivo: uma melhora de aproximadamente 30% a 40% nos indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) após o enriquecimento cadastral!
Como funciona?
De forma macro, a empresa primeiramente precisa escolher se o processo de obtenção dos status ocorrerá via Web e/ou Troca de Arquivos no enriquecimento cadastral – após isso, ela indica se deseja receber apenas a confirmação se um número utiliza ou não WhatsApp ou também o status do último dia / horário de visualização. Para os processos de concessão de crédito, a Think Data também disponibiliza a foto vinculada ao WhatsApp, o que permite que seja realizada verificações de aderência com a imagem contidas em documentos e redes sociais.
O principal fator que faz uma empresa escolher entre: 1- o retorno da existência de WhatsApp em uma linha ou 2- status do último dia e horário de visualização do aplicativo é o tempo de resposta da aplicação. Atualmente, o tempo médio para obtenção dos resultados por parte dos robôs da Think Data é entre 3 a 5 segundos – quando se solicita o último status de visualização, esse tempo passa para 10 a 15 segundos.
Para agilizar o retorno das informações aos seus clientes contratantes, a Think Data desenvolveu uma metodologia de Multithread – através desta tecnologia, é possível realizar o disparo de centenas de requisições simultaneamente – tudo isso para que a garantir que as validações ocorram em prazo que atenda as mais altas exigências de agilidade do mercado de crédito e cobrança.
Como utilizar a marcação de WhatsApp em minha operação? E quais os principais ganhos?
Quando falamos de cobrança, as empresas utilizam as marcações para potencializar o SPIN nos telefones que tenham WhatsApp. No geral, celulares que tenham essa marcação são considerados telefones hots, pois os indicadores de localização são extremamente potencializados! (melhora entre 30% e 40% no CPC).
Além disso, é possível realizar ações de envio de link via SMS que direcionem o cliente para uma negociação via WhatsApp!
Já para o setor de crédito, essa funcionalidade pode trazer ganhos, seja na utilização da Biometria Fácil ou na criação de uma variável adicional com peso relevante para a concessão, isso é, caso o telefone informado pelo cliente tenha Whatsapp, as possibilidades de fraude são reduzidas.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.