Jul
17
16 de julho de 2018 - 18:25

Think-data-cria-inteligencia-artificial-para-a-localizacao-via-whatsapp-enriquecimento-cadastral

Nos últimos anos a forma de comunicação entre pessoas migrou do modelo Voz + SMS para o de Dados, e o principal motivo para essa mudança de conceito tem nome: WhatsApp. Hoje, possuímos apenas no Brasil aproximadamente 120 milhões de usuários ativos (61% da população total), sendo difícil encontrarmos uma única pessoa que não o utilize o aplicativo. Diante de toda essa magnitude, seria possível o mercado utilizar a localização via WhatsApp como forma de garantir segurança nas transações, além de potencializar a geração de novos negócios?

Observando este cenário, a Think Data, bureau de informações referência em soluções inovadoras para o mercado brasileiro, investiu no desenvolvimento de uma plataforma, tornando-se a única empresa do país com inteligência artificial e data score atrelado a localização via WhatsApp. Através desta solução é possível identificar, real time, quais dos telefones vinculados a um cliente é utilizado para suas comunicações via WhatsApp (e qual foi a última hora que este o utilizou). O ponto positivo desta identificação é que ao saber qual o número com WhatsApp ativo, uma empresa de cobrança conseguirá ver potencializada suas chances de obtenção de CPC (Contato com a Pessoa Certa) através da localização via WhatsApp, tendo em vista que a maior parte dos consumidores economicamente ativos utilizam o mesmo número de telefone para o recebimento de suas chamadas telefônicas!

Outra estratégia com ganho efetivo no mercado de cobrança está na priorização do envio do SMS apenas para telefones que tenham WhatsApp (inclusive direcionando estes devedores para as negociações via chatbot) – além disso, é possível realizar validação do mailing antes da sua disponibilização ao discador, reduzindo o volume de transferências de chamadas que teriam como status “Desconhece o cliente”.

Antes da disponibilização da solução ao mercado, a Think Data, através da sua área de Data Quality, realizou pesquisas e backtests durante 4 meses com alguns dos seus principais clientes e os resultados foram animadores: melhora de 30% no CPC e redução de 38% nos custos! (considerando Telecom, SMS e Operadores) – ao final, essa solução (localização via WhatsApp) também se tornou viável frente ao telefone hot, tendo em vista sua grande efetividade e baixo custo.

Hoje, a solução da localização via WhatsApp da Think Data está disponível para utilização via Web, Web Service (API) e Troca de Arquivos, tendo o seu retorno realizado em segundos, inclusive com a obtenção da foto vinculada ao WhatsApp (para controle de fraude).

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: