Apr
07
06 de abril de 2020 - 17:17

Status-do-whatsapp-como-o-seu-uso-pode-potencializar-a-cobranca-e-a-localizacao-digital-think-data-televendas-cobranca

Em um momento de pandemia, o uso de novas estratégias na cobrança se faz necessária. Entenda como o Status do WhatsApp pode auxiliar empresas na melhora da cobrança digital (e da localização) em tempos de operações home office.

Nas últimas semanas as empresas do segmento de atendimento vêm passando por diversas transformações em seus modelos de negócios – saem as PAs (Posições de Atendimento) e entram o atendimento home office. E com essa mudança, associada a crise que afetará a renda de grande parte da população brasileira, os efeitos na recuperação de crédito ainda não são possíveis de serem mensuradas, contudo, temos apenas uma certeza – ela será afetada negativamente!

Diríamos que as empresas vêm passando neste momento por uma desconstrução em seu modelo de negócio, o que inclui o modelo de gestão destes milhares de profissionais que passaram a trabalhar de casa. Hoje, aquelas empresas que focaram suas atenções em migrarem grande parte das suas cobranças para o modelo digital estão sendo beneficiadas (mesmo sabendo que também terão queda na recuperação pela queda global da renda do trabalhador).

Ao pensarmos na questão dos indicadores operacionais, sabemos que se fará necessário um maior esforço das companhias em aumentar sua força de acionamento, o que refletirá em uma maior localização, e por consequência, as chances serão potencializadas de geração de promessas e pagamento dos acordos. Mas como garantir isso?

As empresas de cobrança vêm intensificando a cobrança via canais alternativos, principalmente, chatbots, SMS, URA Inteligente, dentre outros – e uma solução que vem auxiliando para o sucesso destas ações é a identificação do Status do WhatsApp na linha telefônica.

O que é o Status do WhatsApp?

De forma macro, é quando consegue se identificar, de forma antecipada, se um número de telefone celular possui ou não WhatsApp ativo. De posse desta informação, é possível realizar ações de cobrança mais assertivos, pois as chances de localização dos clientes são potencializadas.

Atualmente, o país conta com aproximadamente 140 milhões de pessoas que utilizam o aplicativo em sua comunicação diária. Inclusive, muitas destas nem atendem mais as ligações, priorizando as interações textuais.

Como o Status do WhatsApp auxilia no sucesso da cobrança (e da localização dos clientes)?

Primeiramente, as empresas de cobrança que conseguem realizar a identificação do Status do WhatsApp em uma linha telefônica terão maiores chances de obter um CPC (Contato com a Pessoa Certa) junto ao cliente devedor.

Outra estratégia muito utilizada pelas assessorias e contact centers quando se tem a informação do Status do WhatsApp é encaminhar um SMS com um link que direciona o devedor para o chatbot de negociação, gerando inclusive uma economia no envio de mensagens para números onde o WhatsApp não estejam ativos.

Um ponto complementar e positivo da identificação do Status do WhatsApp em uma linha telefônica é conseguir segmentar o “joio do trigo”, pois a maioria das empresas que realizam processo de cobrança, possuem em suas bases de dados um alto volume de telefones obtidos via enriquecimento cadastral – existem casos onde um CPF tem 20, 30 telefones, impossibilitando das empresas saberem quais destes subir para o discador!

Importante lembrar que ter o Status do WhatsApp não autoriza a empresa a realizar ações de cobrança via aplicativo, contudo, possibilita um maior sucesso na cobrança via um acionamento prévio via SMS com link para chatbot. Neste caso, se o cliente clicar no link e acessar diretamente a plataforma de negociação da cobradora, o Facebook entende que houve um opt-in deste para a comunicação (ele procurou a empresa).

Lembrando, caso a assessoria ou contact center realize o acionamento direto, através das plataformas de interação especializadas, a chance de seus números serem banidos por SPAM são extremamente altas, pois, o aplicativo não permite interações ou relacionamentos com foco em vendas ou cobrança.

Um ponto importante para se garantir que as empresas tenham um sucesso maior na localização dos clientes via telefones com Status do WhatsApp ativo é garantir que as áreas de monitoria das empresas realizem um volume maior de auditorias nas ligações a fim de detectar anomalias que impactem ainda mais os resultados das empresas de cobrança.

Como o Status do WhatsApp Online pode ser obtido?

Diante das necessidades do mercado, a Think Data, bureau de informações referência no segmento da cobrança, desenvolveu uma tecnologia única no país que consegue averiguar, de forma online, se uma linha está ou não utilizando o WhatsApp naquele momento – e qual o documento para o qual aquela linha está vinculada. Além de indicar o Status do WhatsApp, a solução possibilita obter à foto vinculada ao aplicativo, sendo essa, muito utiliza pelas áreas de Hard Skip para a identificação de clientes devedores de altos valores (via redes sociais).

Identificando-se os telefones com Status do WhatsApp ativo através da solução da Think Data, consegue-se reduzir o volume de tentativas para cada CPC obtido (além da economia possível em Telecom ou na redução de alôs improdutivos direcionados para a PA (Posição de Atendimento).

Para conhecer gratuitamente a solução de Enriquecimento Cadastral com Status do WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: