Com a inadimplência em alta, é importante uma adequação da régua de crédito pelos bancos e financeiros junto aos seus motores de decisão a fim de evitar um aumento da PDD (Provisão de Devedores Duvidosos).
Não é segredo para ninguém que os índices de inadimplência no Brasil não estão diminuindo e, ainda pior, as projeções para esse novo ano não são favoráveis, por isso, ao conceder crédito, é importante entender e disponibilizar à quantia que faça jus à necessidade do cliente, mas principalmente à capacidade de pagamento, para que mais tarde, não enfrente prejuízos significativos. Para isso, é de suma importância compreender os critérios e adaptar sua régua de crédito para de acordo com o cenário atual.
Adaptar a régua de crédito com as novidades, praticamente diárias do cenário econômico, é de extrema necessidade. Já que, por exemplo, mesmo com a diminuição nos valores de combustível, o que acarretou a diminuição no valor de gás e concomitantemente nos alimentos, nada foi significativo para aliviar a dificuldade sofrida pelos brasileiros, que se encontram deveras endividados e tendo que muitas vezes, escolher qual conta pagar, o que deixar de comprar nos itens básicos para sua sobrevivência.
É possível observar a crise que a população enfrenta ao observar que 72% dos brasileiros, entre as classes ABC deixaram de abastecer a dispensa com carne bovina e em suas justificativas, 82% apontaram o aumento significativo no valor dos alimentos, sendo assim, como de fato está a régua de crédito no mercado atualmente?!
Régua de crédito: Quais são as projeções bancárias de concessão de crédito para 2023?
Pensando nisso, é necessário levantar que por mais que os índices de inadimplência não agradam em nada os especialistas, o ajuste na régua de crédito pode ser positivo para as empresas pois tendo em vista que em 2022 as projeções de concessão de crédito estavam em alta já que pela sexta vez consecutiva que foram elevadas de 11,4% para 13,9%. Já para este ano, 2023, as projeções se mostram em uma não tão boa perspectiva, tendo subido de 6,9%, para 8,8%.
Soluções que possibilitam utilizar a régua de crédito de forma mais assertiva:
Quando falamos na elaboração ou adaptação das regras e exigências na régua de crédito, é necessário que a empresa conheça o cliente e saiba o quanto é possível fornecer e como cobrar caso não haja o pagamento dos valores ofertados. Por isso, a Think Data, bureau de informações, referência no mercado, com profissionais com mais de 15 anos de experiência, desenvolveu diversas soluções que possibilitam conhecer melhor o perfil do cliente e realizar um estudo para entender o quanto e se deve disponibilizar ou não.
Ainda assim, sendo o maior Distribuidor Serasa Experian, é possível realizar pesquisas para entender se o cliente possui pendências e restrições financeiras, cheques devolvidos e sem fundos, protestos em âmbito estadual e federal, dívidas vencidas entre outros. Com esse estudo, é ter uma régua de crédito extremamente robusta, com soluções que possibilitam saber se é a hora de disponibilizar empréstimos, créditos ou não, se é melhor se eximir de futuras dores de cabeça.
O mais importante é, nas métricas consideradas para a régua de crédito, haja um cuidado para analisar todas as pesquisas, pode ocorrer inadimplência pois a situação do cliente pode alterar e ficar mais difícil para que o acordo seja de fato cumprido, nesse momento existem outras soluções que possibilitam realizar uma negociação de forma mais branda e sem envolver a justiça em uma ação de cobrança. Ou, caso não haja negociação, pode o credor realizar a negativação diretamente na plataforma disponibilizada pela Think Data nas Soluções da Serasa Experian em poucos cliques.
Enriquecimento cadastral: como pode ser utilizado para auxiliar no uso da régua de crédito?
Quando se fala em régua de crédito, consideramos também os critérios de possibilidade x necessidade. Uma boa métrica aplicada na regra de crédito, além dos meios de auxiliar na avaliação da quantia de valores a serem fornecidos ao cliente, também pode auxiliar na hora da cobrança. Em se tratando no fornecimento do crédito, é necessário que pesquisas antifraude sejam concentradas para que o credor não veja sofrer altos prejuízos no futuro, por isso, com as soluções disponibilizadas pela Think Data, é possível por exemplo, saber o signo do cliente, possibilitando utilizar como pergunta antifraude, outra que também pode ser usada é o local de votação, o que dificulta ainda mais a sagacidade dos bandidos e evita o sucesso em suas transações.
Além da régua de crédito, se fala muito sobre a régua de cobrança, que também deve considerar o perfil do cliente para se entender em qual momento e qual é a melhor técnica para realizar a negociação da dívida, isso pode ocorrer pesquisando por exemplo, se a pessoa recebeu algum valor à título de Restituição de Imposto de Renda, se possui valores a receber do Auxílio Brasil ou mesmo se está empregado, outra alternativa é pesquisas se o devedor possui algum automóvel passível de penhora e todas essas pesquisas se mostram de fácil acesso através da plataforma desenvolvida pela Think Data.
Por fim e não menos importante, é possível também realizar a certificação de números de telefone, se possuem WhatsApp e ainda melhor, através da solução exclusiva e desenvolvida pela Think Data, o Localização Garantida possibilita a certificação dos telefones que de fato se encontram ativos e vinculados ao CPF do devedor, aumentando significativamente o contato com a pessoa certa (CPC), as chances de sucesso nas negociações e retorno dos valores oferecidos com a análise da régua de crédito.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.