Um dos maiores desafios encontrados pelas áreas de prevenção a fraude está no desafio de se reinventar diariamente – poderíamos até falar que essa característica deve ser padrão para todos os profissionais dentro de uma financeira – mas quando pensamos no polimorfismo e na audácia dos fraudadores (associado ao grande prejuízo causado por uma fraudes não detectada), conseguimos entender a importância destes especialistas para o setor. Mas afinal, como essas propostas chegam até eles?
Os processos de avaliação de um cliente costumam ocorrer todo via motor de crédito, sendo que 90% a 95% das propostas são aprovadas ou reprovadas de forma automatizada – mas quando o sistema não consegue tomar essas decisão (devido a sua parametrização), este, direciona as propostas para a mesa de crédito, que por consequência, pode reencaminhá-las para a célula de prevenção a fraude. Ao final, a decisão da concessão (ou não) deverá ser tomada, pois, não existem novas alçadas a serem acionadas – e aqui que começam os desafios!
Com o surgimento diário de novas tecnologias, fraudadores vêm se “especializando” em encontrar novas formas de fraudar as financeiras, dia após dia – e essas, através das suas células de prevenção a fraude, buscam constantemente melhorar seus processos internos para uma rápida detecção.
Hoje, as principais financeiras do país realizam grandes investimentos nas áreas de prevenção a fraude, sejam através da contratação de profissionais extremamente gabaritados ou na utilização de sistemas robustos que suportem suas operações – mas existem um ponto que é unanimidade entre os especialistas desta área: mesmo com todos estes investimentos, o tempo médio gasto nas análises das propostas é extremamente alto! Claro que o valor associado ao bem tem total relação com o tempo utilizado para uma avaliação mais depurada, contudo, quando um profissional consegue realizar no máximo 3 certificações por hora, significa que existe um grande campo interno para melhoria.
A justificativa das áreas de prevenção a fraude é que muita das soluções que suportam suas análises entregam “mais do mesmo”, isso é, possuem basicamente as mesmas informações, tornando o processo de checagem e avaliação cadastral muito oneroso!
Diante deste cenário a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito, disponibiliza ao mercado o “Valida Fácil – Concessão de Crédito” – integrado aos principais motores de crédito do país, a solução possui interligação com mais de 100 fontes de fé-pública, retornando informações (muitas inéditas), como Situação Profissional Online no Ministério do Trabalho, Pessoas Relacionadas, Participação Societária, Histórico de Veículos, Status das Declarações de Imposto de Renda (com a agência do qual mantém conta), Renda Familiar Per Capita, Óbito, Status de Contas FGTS, Seguro Desemprego, e claro, telefones e endereços atualizados (incluindo o histórico de suas passagens), dentre outras variáveis.
Além disso, a Think Data é a única empresa do país a possuir integração direta com o WhatsApp, trazendo a informação se o telefone fornecido pelo fraudador é ativo, e qual a foto e frase de status vinculada ao aplicativo – tudo isso para trazer maior segurança e agilidade às áreas de prevenção a fraude, seja nas consultas via API (Web Service) ou via Web.
Para conhecer gratuitamente a solução de prevenção a fraude e enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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