A cobrança deve nascer juntamente com qualquer negócio, já que o planejamento, a análise e a adoção de medidas adequadas garantirão o efetivo êxito numa eventual inadimplência. Estratégias inovadoras consideram o inÃcio da cobrança em momento muito anterior à inadimplência, existindo diversos fatores a serem considerados conforme veremos adiante.
Logo após a chegada do cliente ao estabelecimento (seja ele fÃsico ou digital) e a sua intenção pela compra (de bens ou serviços) entende-se que estarão iniciadas as ações relacionadas à cobrança, já que a realização de um cadastro adequado garantirá a concessão de crédito adequada, evitará fraudes e fornecerá condições adequadas de localização em caso de eventual inadimplência.
A cobrança, se assim considerarmos, inicia-se com o cadastro (e não com a inadimplência). E não para por aÃ. Após a efetivação do negócio, ações para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao negócio e a valores geram satisfação e, consequentemente a lealdade e fidelização do cliente – o que nos remete à Lei de Pareto que diz que 80% do lucro de uma empresa corresponde a 20% dos seus clientes, potencializando a importância da manutenção de um atendimento pós-vendas de qualidade.
Uma estratégia que vem se mostrado interessante diz respeito ao contato relacionado ao aviso de vencimento próximo – que comumente é realizado via e-mail, SMS ou até mesmo Whatsapp. Essas formas de contato garantem a proximidade com a clientela, gerando a recorrência de negócios, evita a inadimplência dos clientes mais desatentos e evita esforços em ações ativas de cobrança.
Aqui, cabe destaque ao Valida Fácil, solução inovadora desenvolvida pela Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança. Nessa solução é possÃvel captar informações faltantes no momento do cadastro, identificar telefones móveis com WhatsApp, e-mails qualificados, dentre outras diversas informações (telefone, endereço, situação profissional, renda, óbito etc.), dando maior segurança no momento da avaliação anti-fraude, na concessão de crédito e na cobrança de eventual inadimplência.
O big data da Think Data conta com informações bastante precisas, já que todas elas passam pela tecnologia chamada Data Score® – tecnologia única desenvolvida pela empresa que faz com que seus clientes tenham acesso a informações cadastrais qualificadas e atualizadas, garantindo aderência em todos os processos desde a avaliação de crédito até o momento da localização e cobrança do cliente em situação de inadimplência.
Podemos considerar, portanto, que o sucesso na recuperação de crédito começa muito antes da inadimplência e o inÃcio de ações ativas relacionadas à cobrança. O cadastro, contatos adequados, manutenção e atualização da base de dados, contatos via e-mail e WhatsApp dentre outras ações garantirão, sem dúvidas, o aumento expressivo do sucesso na recuperação do crédito.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notÃcias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.