Aumentaram as denúncias de perfil falso nos aplicativos de transportes no Brasil, incluindo interferência do ministério público e prisões em flagrante, de pessoas que se utilizaram de contas “compradas” e “alugadas” dentro das plataformas.
O uso de perfil falso nos aplicativos, acaba por assustar os passageiros, e minar a credibilidade das empresas do setor, dado que dentre as práticas possíveis, estão a inabilidade do condutor, no caso dos serviços de entrega, e claro, o risco a segurança dos passageiros, pois alguns desses casos terminaram em comedimento de crimes pelos condutores.
Outras práticas que têm se tornado recorrentes, para além do uso de perfil falso nos aplicativos, são as de: utilização de documentos bons, para abertura de contas nos aplicativos de entrega e transporte e a de compra de perfis “bons” comercializados hoje na dark web ou em grupos de redes sociais.
Perfil falso nos aplicativos: Golpe ou Real? Identifique Perfis Falsos Antes Que Seja Tarde!
As recentes reportagens que mostram o crescimento da utilização de perfil falso nos aplicativos, descrevem o aumento da denúncia de usuários das plataformas, o que de certa forma, aumenta a insegurança, e mina a credibilidade das grandes empresas do setor.
Hoje, é comum encontrarmos nessas reportagens relatos de passageiros que foram, por exemplo, assaltados por supostos motoristas, que se utilizam de perfil falso nos aplicativos, para cometer crimes, além do famigerado “golpe da maquininha”, que recorrentemente encontramos nos apps de entrega aquele em que o visor está quebrado ou danificado, e o valor pago acaba sendo muito superior ao produto entregue.
O principal desafio das empresas na prática do uso de perfil falso nos aplicativos é: como identificá-los a tempo de que isso se torne um problema? E mais, como evitar a entrada dos perfis “laranja” que depois serão utilizados, alugados e comercializados, no mercado paralelo.
Mas como sua empresa pode identificar o uso de perfil falso nos aplicativos, antes que eles se tornem um problema para o usuário do aplicativo, ou ainda, um risco a esses passageiros e utilizadores de apps de entregas?
Perfil falso nos aplicativos: Quanto Isso Pode Prejudicar Sua Empresa?
É evidente que o perfil falso nos aplicativos, impacta não só a confiança dos passageiros e clientes no serviço, como também, pode criar danos a imagem e à credibilidade da empresa. Portanto, estar a atento aos processos e validações de sua operação, pode fazer a diferença no dia a dia do usuário, e, para o motorista/condutor parceiro, dado que, ele saberá que a plataforma não só está preocupada com a segurança do passageiro, como também com a dele.
Reestruturar o processo de validação para barrar o uso de perfil falso nos aplicativos, também é um desafio, dado que, isto não pode prejudicar nem a experiência do passageiro, ou a do motorista parceiro, e talvez criar dificuldades ou validações sem sentido, possa afastar o bom motorista parceiro, fazendo com ele acabe procurando outras plataformas, onde a burocracia é menor, e há menos barreiras para que ele possa trabalhar.
Achar um equilíbrio entre a validação e a experiência do usuário para diminuir as fraudes e o uso de perfil falso nos aplicativos, no caso, o motorista parceiro, talvez seja o maior desafio, e o que demande utilização de tecnologias e parceiros que possam auxiliar na construção de um processo cada vez mais robusto, utilizando-se de tecnologia, inovação, e claro, conexão a fontes que possam checar as informações necessárias em tempo real.
Perfil falso nos aplicativos: Quais validações avançadas sua empresa pode utilizar?
As validações mais tradicionais e comuns utilizadas no mercado para coibir o uso de perfil falso nos aplicativos, dão conta de verificar os dados do motorista e de sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação junto aos órgãos emissores, e em caso de veículo próprio, checar informações de infrações, e documentação de veículos.
Além disso, algumas plataformas utilizam-se de ferramentas de biometria facial como uma outra maneira de evitar o uso de perfil falso nos aplicativos, para verificar constantemente a identidade do usuário. Mas será que isso tem sido o suficiente?
O que podemos perceber, tanto com as matérias e reportagens sobre o tema, é que, informações que complementem essa validação sejam necessárias. Portanto, para aumentar a segurança e reduzir a utilização de perfil falso nos aplicativos, acaba exigindo outras validações, como a verificação da titularidade do telefone cadastrado junto ao open gateway – disponível na Think Data, um dos únicos integradores deste serviço no país, ou ferramentas de background check, como a fornecida pela Serasa Experian, ou ainda outras validações importantes também disponíveis na Think Data, como: a validação de propriedade do veículo, ou a consulta de processos judiciais online.
Todas essas ferramentas, podem complementar as validações já existentes, com a finalidade de reduzir e coibir o uso de perfil falso nos aplicativos, e sabendo que essas validações aumentam a segurança do usuário, a credibilidade da empresa, e ainda reduzem os danos a imagem que a utilização desses perfis pode acarretar.
Perfil falso nos aplicativos: Utilizando a validação nas operadoras de telefone e na Serasa Experian como base de background check
Uma das ferramentas mais promissoras para complementar a checagem da identidade do motorista e evitar o uso de perfil falso nos aplicativos, vem sendo utilizada por outros setores do mercado, como o financeiro, varejo/e-commerce, seguros, entre outros. Basicamente consiste na validação do telefone e CPF junto da operadora de telefonia, a fim de verificar se aquelas informações estão relacionadas na base das operadoras.
Tudo de forma online, e utilizando o produto Antifraude | Operadoras online da Think Data, uma das únicas três empresas que são integradores do open gateway no Brasil, integrados à Vivo, Claro e TIM. Esta ferramenta, dará mais uma forma de validar as informações fornecidas pelo motorista parceiro, fazendo com que o aplicativo ganhe mais uma variável para combater o uso de perfil falso nos aplicativos.
Outras importantes variáveis, também estão disponíveis na Think Data, hoje, um dos maiores distribuidores dos serviços da Serasa Experian no Brasil, utilizar as consultas disponíveis e este importante acesso, ajuda a verificar outras importantes informações do motorista parceiro, que vão além de dados de score ou protestos, e sim um acesso completo de informações que ajudarão na tomada de decisão, na entrada do motorista, evitando a utilização de perfil falso nos aplicativos.
Perfil falso nos aplicativos: a consulta de processos judiciais, e como ela pode ser utilizada na análise dos profissionais de apps
Uma importante consulta para evitar o uso de perfil falso e que ajuda a complementar a validação dos os perfis de motoristas parceiros, é a consulta online de processos judiciais, através do Think Justiça. Produto oferecido pela Think Data que consulta todas as instâncias em busca de processos judiciais, de pessoas e empresas, em qualquer uma das esferas judiciais: cível, criminal, militar ou direito do consumidor.
Além disso, é possível ter um acesso ao detalhamento desses processos, para consultar, por exemplo, qual polo o documento pesquisado corresponde àquele processo, qual status e ainda em qual fórum ele está tramitando. Informações importantes para ajudar na validação do motorista parceiro e evitar a entrada e o uso de perfil falso nos aplicativos.
Perfis falsos: A validação de propriedade do veículo, como ferramenta de segurança no onboarding do profissional
Uma outra possível validação para evitar o uso de perfil falso é a consulta de propriedade do veículo, esta pode ser feita através do Think Car, da Think Data e retorna a partir do CPF/CNPJ os veículos vinculados ao documento. Este acesso é feito diretamente e de forma online aos Detrans de todo o país, retornando as informações em tempo real, presente nas bases desses órgãos.
Além disso, uma outra possibilidade de consulta é a pesquisa através da placa, que pode retornar o proprietário do veículo, permitindo assim uma checagem cruzada de informações, ou ainda, quando as informações não convergirem inicialmente. Essa é mais uma variável, que pode ser adicionada ao processo de validação no onboarding do motorista parceiro, de forma a evitar o uso de perfil falso nos aplicativos.
O Think Car, da Think Data pode retornar também outras informações do veículo, como: tipo de carroceria, potência, ano, marca, modelo etc. Isso ajuda a ter uma visão ampla não só da propriedade ou não do motorista parceiro em relação ao veículo, como também de outros dados importantíssimos do veículo que podem ajudar e evitar o cadastro mal-intencionado.
Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.