Oct
04
03 de outubro de 2022 - 17:16

Oferta-de-credito-como-adequar-as-aprovacoes-com-a-queda-de-receita-da-populacao-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A oferta de crédito sofre diretamente com o aumento da inflação, considerando que população passa a sofrer com redução do poder de compra de sua receita, dificultando o entendimento entre a renda efetivamente comprometida.

Oferta de Crédito: Entenda a relação entre Inflação e Selic

A inflação é um fenômeno econômico que se caracteriza pela aceleração da demanda por bens e serviços, o que acarreta um aumento dos preços dos produtos. Com esse aumento nos preços, os consumidores podem ter dificuldades para comprar bens sejam eles básicos ou de alto valor, como uma casa, devido ao impacto na oferta de crédito.

A taxa de inflação é a variação percentual em um índice de preços durante um período específico, geralmente 12 meses ou um ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a maneira mais comum de medir o nível geral de inflação em uma economia. Por outro lado, a fim de controlar a inflação, causando impacto direto na oferta de crédito, o Banco Central tende a aumentar a Selic, que é a taxa que regula os juros no país.

Num paralelo simples para contextualizar a relação entre inflação e juros, considerando que um cidadão teve o valor nominal de sua renda reduzido, considerando o aumento do preço de seus itens de consumo, ele tende a buscar crédito no mercado. Se a oferta de crédito se mostra extremamente acessível, com juros atrativos, isso tende a colocar mais dinheiro em circulação — o que não evita que os preços continuem aumentando (devido a inflação). Assim, havendo demanda, há também a possibilidade de aumento de preços. Quando o Banco Central aumenta a taxa de juros básica, desestimula a contratação do crédito, equalizando a quantidade de dinheiro disponível, com a intenção de que os preços se estabilizem.

Oferta de Crédito: Juros mais altos são atrativos na hora de conceder, mas e na hora de receber?

Com a 12ª elevação consecutiva da taxa Selic, o valor da taxa básica de juros no Brasil chega aos 13,75%, a oferta de crédito no Brasil fica bastante aquecida para a obtenção de negociação a juros altos. No entanto, o resultado dessa alta dos juros já tem acarretado uma alta recorde na inadimplência, conforme relatório apresentado em Junho deste ano, referente ao mês anterior, pela Serasa Experian: ao todo são mais de 66 milhões de inadimplentes no Brasil! E este índice, infelizmente, tende a aumentar.

A fim de evitar a inadimplência futura, é necessário equalizar o valor do crédito concedido a renda real do tomador, já que muitos buscam o crédito em momento de necessidade, mas não se planejam ou sequer pensam em como realizar o pagamento de suas parcelas no futuro. Afinal, ainda que seja uma oferta de crédito consignado, sempre há a possibilidade de pedido de revisão, gerando impacto no recebimento de valores no futuro.

Além disso, considerando incertezas da economia, em que benefícios podem ser cancelados ou alterados, focar na mitigação de riscos e numa oferta de crédito mais segura é sempre a melhor opção.

Quais informações podem auxiliar a garantir uma oferta de crédito equalizada com a renda?

A capacidade financeira é a medida em que uma pessoa é capaz de fazer pagamentos a crédito. Isso inclui seus níveis de renda e dívida, que são levados em consideração ao fazer recomendações para hipoteca, financiamento de automóveis ou outras formas de crédito, para garantir que a pessoa mantenha renda suficiente após a compra. A melhor maneira de determinar se uma oferta de crédito está adequada à renda de uma pessoa é revisando esta capacidade de pagamento.

Pensando nesta necessidade do mercado, a Think Data, um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil, oferece a empresas de todo o país consultas para checagem de informações como a capacidade financeira do tomador. Nesta consulta, é possível avaliar o percentual da renda do cliente que se encontra comprometido por outras obrigações, possibilitando uma oferta de crédito mais adequada.

Além disso, com as consultas Serasa Experian, disponibilizadas na plataforma da Think Data, é possível entender a situação atual de um cliente para a oferta de crédito, com a realização de checagens que vão das mais simples como a validação se o cliente possui protestos em um determinado estado e/ou dívidas e pendências e vão até checagens extremamente robustas que informam a existência de protestos em todo o território nacional, o Score e até mesmo a existência de ações judiciais.

Oferta de Crédito: O contato com o tomador é essencial para evitar a inadimplência

Além de distribuidor Serasa Experian com plataforma exclusiva, a Think Data destaca-se no mercado também, por ter um bureau de informações de referência no país e que oferece soluções exclusivas para a realização de um contato efetivo com clientes (inadimplentes ou não) para facilitar todo o ciclo da oferta de crédito.

As empresas que realizam a oferta de crédito geralmente contam com relacionamentos para manter boas relações com os clientes. O contato regular com informações relacionadas ao crédito pode permitir que você acompanhe os pagamentos e garanta um bom relacionamento, fazendo com que o cliente priorize seus pagamentos ou até mesmo que não esqueça de realizá-los.

No entanto, de nada adiantaria estruturar uma estratégia de relacionamento após a oferta de crédito e não conseguir contatar o cliente. Pensando nisso, a Think Data disponibiliza solução exclusiva para validação online de WhatsApp, facilitando a identificação de qual é o melhor telefone para contato com o cliente.

Além disso, é possível contar com o Localização Garantida, solução exclusiva no Brasil oferecida pela Think Data, que valida o telefone hot do cliente (celular ativo e, de fato vinculado ao CPF). Através deste telefone é possível realizar cruzamentos em ações de avaliações para oferta de crédito, prevenção à fraude ou mesmo a recuperação de dívidas, já que, neste número só não se fala com o cliente se ele, de fato, estiver se esquivando de suas chamadas.

Saber lidar com a inadimplência faz parte da oferta de crédito

O risco é inerente à oferta de crédito, sendo necessária a criação de estratégias no momento da inadimplência. Considerando o cenário atual da economia, a cada dia que passa faz-se ainda mais necessária a realização de acordos e renegociações de dívidas.

Para entender melhor o cenário atual do devedor, na plataforma da Think Data é possível compreender se a pessoa possui vínculo empregatício e/ou participação em empresas, identificar sua renda presumida e diversas outras informações que possibilitarão uma negociação adequada.

Em paralelo, é possível contar com o serviço de negativação de inadimplentes para auxiliar no dia a dia, já que, ao passo que é realizado o pedido de negativação, é iniciado um processo de recuperação de dívidas pela Serasa Experian, considerando o envio de notificação e disponibilização de prazo para pagamento, antes que o devedor seja impactado com a anotação e sua consequente restrição de acesso à nova oferta de crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: