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03 de dezembro de 2018 - 18:20

O-que-fazer-quando-o-devedor-nao-atende-ao-telefone-mas-negocia-via-whatsapp-televendas-cobranca

Há dias atrás ouvi um jornalista da redação dizer: “No mundo onde tudo é WhatsApp, recebe uma ligação telefônica de um amigo, é quase como receber uma declaração de amor!”. Quando aplicando essa analogia ao mundo dos negócios, conseguimos concluir que cada vez mais será difícil alavancar os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) em um contact center – não apenas pela existência de dados cadastrais desatualizados em um mailing, mas também porque esses devedores não pretendem mais atender ligações de “desconhecidos”, principalmente daqueles que tenham como foco cobrar ou negociar uma dívida!

Vale ressaltar que o motivo de o cliente devedor não querer receber uma ligação de cobrança, não está relacionado necessariamente a “má-fé”, mas também a questões de querer privacidade em negociar sem que as pessoas saibam que este encontra-se em dificuldades financeiras.

Em contrapartida as dificuldades anteriormente citadas, as negociações via portais de negociação, e principalmente, via WhatsApp, tem aumentado de forma exponencial. Considerando que temos hoje aproximadamente 120 milhões de usuários no Brasil, isso indica que quase 80% da população economicamente ativa (PEA) pode ser facilmente acionada via APP. Outro lado positivo, é que com o uso do WhatsApp, muitas pessoas deixaram de trocar de número de telefone, melhorando as chances de se localizar o devedor.

Diante da preferência das pessoas em se comunicarem via WhatsApp, o ponto chave que fará com que uma empresa se destaque das demais é como ela utiliza este canal para a negociação. Mas para que se tenha sucesso nesta estratégia, se faz necessário, primeiramente, identificar qual o telefone com WhatsApp do cliente devedor – de posse dessa informação, é possível realizar diversos tipos de ações, como o envio de SMS com direcionamento do cliente para o Chatbot de Negociação

Identificando essas necessidades, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança no país, desenvolveu uma solução única no Brasil, que possibilita identificar, real time, qual dos telefones associados a um cliente possui WhatsApp Ativo, retornando inclusive a frase de status e foto utilizado no aplicativo.

Através desta aplicação que funciona via Web Service ou Troca de Arquivos, as empresas de cobrança conseguem também priorizar quais terminais deverão ser acionados para a negociação via WhatsApp. Além disso, as assessorias de cobrança podem utilizar essa informação para determinar quais telefones deverão ser acionados primeiramente pelos discadores, o que tende a potencializar os indicadores de CPC entre 50% e 60%!

Outra estratégia muito utilizada é a criação de processos personalizados de qualificação de base – isso ocorre, pois muitas vezes as cobradoras possuem telefones bons internamente, contudo, não conseguem identificá-los facilmente.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com WhatsApp da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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