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14 de agosto de 2023 - 17:16

Localizacao-e-cobranca-o-passo-a-passo-definitivo-para-potencializar-o-cpc-e-a-recuperacao-de-credito-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Neste artigo, exploramos o aumento da inadimplência e as soluções que podem ser implementadas, focando na Localização e Cobrança, pois, a inadimplência tem se mostrado um desafio crescente para bancos e instituições financeiras. Essa tendência afeta não apenas os lucros dessas instituições, mas também a economia como um todo.

Localização e Cobrança: O Grande Desafio do Aumento da Inadimplência

O aumento da inadimplência tem sido uma preocupação real para os bancos. Segundo dados do CNC em 2022, o índice de famílias endividadas saltou de 66,5% para 77,9%, e a proporção de famílias com contas em atraso saltou de 25,2% para 28,9% em relação ao ano anterior. Além disso, as perdas com créditos vencidos há mais de 90 dias representaram 38,6% do lucro líquido dos bancos em 2022, um aumento de 7,4 pontos percentuais em relação a 2021.

Essa alta da inadimplência tem impactado negativamente os resultados dos bancos, que estão registrando queda nos lucros, e uma boa estratégia de Localização e Cobrança é essencial para atingir resultados mais satisfatórios.

Diante desse cenário, o governo federal lançou em 2023 o programa Desenrola, que visa facilitar a renegociação de dívidas dos consumidores com os bancos, oferecendo condições especiais de pagamento, como descontos, parcelamentos e carência. O objetivo é reduzir a inadimplência e estimular a retomada do crédito e da atividade econômica.

Localização e Cobrança: Quais Os Problemas para as Bancos e Financeiras?

No entanto, para que essa iniciativa seja efetiva, é preciso que os bancos e financeiras tenham uma estratégia eficiente de Localização e Cobrança dos seus clientes inadimplentes. Afinal, o aumento da inadimplência acarreta diversos problemas para as instituições financeiras, como:

Aumento do volume de carteira: quanto mais clientes deixam de pagar suas dívidas, maior é o estoque de créditos em atraso que os bancos têm que administrar.

Dificuldade de recuperar o crédito: quanto mais tempo passa desde o vencimento da dívida, menor é a probabilidade de que o cliente pague ou renegocie o seu débito.

Aumento dos custos da cobrança: quanto mais esforços são necessários para localizar e contatar os clientes inadimplentes, maior é o gasto com telecomunicações, pessoal e infraestrutura.

Como identificar inovações que potencializem a localização de devedores?

Para implementar uma estratégia eficaz de Localização e Cobrança dos clientes inadimplentes, os bancos e financeiras devem seguir os seguintes passos:

Avaliar as estratégias de enriquecimento cadastral: é fundamental que os bancos e financeiras tenham uma base de dados atualizada e completa dos seus clientes, com informações como nome, CPF, telefone fixo e celular, endereço residencial e comercial, e-mail. Para isso, é preciso contar com fornecedores especializados em enriquecimento cadastral, que ofereçam soluções seguras para Localização e Cobrança.

Avaliar se os fornecedores trazem soluções inovadoras: além dos dados tradicionais, é importante que os fornecedores ofereçam soluções diferenciadas que agreguem valor à estratégia de Localização e Cobrança dos bancos.

A Think Data é um Bureau referência no mercado nacional sendo uma empresa especializada em soluções de Localização e Cobrança, e oferece uma gama completa de serviços de enriquecimento cadastral, além de produtos inovadores como a verificação de WhatsApp (que verifica real time se o número do cliente está ativo no WhatsApp) e o Localização Garantida (possibilita a localização de devedores, real time via geolocalização por APP (Aplicativos), permitindo que se obtenha indicadores de sucesso no CPC (Contato com a Pessoa Certa) próximos a 100%).

Analise o perfil do devedor e otimize (e economize) nas ações de cobrança

É essencial que os bancos e financeiras segmentem os seus clientes inadimplentes de acordo com o seu perfil, comportamento e potencial de recuperação. Para isso, é preciso analisar variáveis como o valor da dívida, o tempo de atraso, o histórico de pagamento, e através da plataforma Think Data, poderá agregar outras informações importantes como: a idade, a renda presumida, renda per-capita, se possui empresa aberta e ativa em seu nome, WhatsApp Ativo, Localização Garantida de Telefone, entre outras.

A partir dessa análise, é possível definir quais as ações de Localização e Cobrança são mais adequadas para cada grupo de clientes, podendo segmentar, priorizar e até mesmo definir o melhor canal de comunicação com o cliente.

Localização e Cobrança: Aumente a eficiência de seus Discadores

É importante que os bancos e financeiras monitorem o desempenho dos seus discadores automáticos, que são sistemas que realizam ligações telefônicas para os clientes inadimplentes e são muito utilizados em ações de Localização e Cobrança. Muitas vezes, esses sistemas geram um alto volume de ligações improdutivas, que não conseguem falar com o cliente ou que são rejeitadas por ele. Isso aumenta os custos de telecomunicações, que são um dos maiores gastos das operações de cobrança. Para evitar esse problema, é preciso:

  • Usar dados confiáveis: ao utilizar os serviços de Localização e Cobrança da Think Data, os bancos e financeiras podem ter acesso aos números de telefone mais atualizados e válidos dos seus clientes, evitando ligações para números inexistentes, errados ou bloqueados.
  • Usar Localização Garantida: ao utilizar esse serviço de Localização e Cobrança da Think Data, os bancos e financeiras podem localizar telefones através de tecnologia exclusiva de geolocalização, gerando uma Melhora Expressiva dos Indicadores de CPC e Aumento da Produtividade (com redução de custos). Além disso, ao avaliar o investimento no produto, as empresas observaram um ganho médio de margem de R$ 16.000 para cada R$ 1.000 investidos no uso da solução.
  • Usar canais digitais: ao utilizar a solução de localização por WhatsApp da Think Data, os bancos e financeiras podem verificar se o número do cliente está ativo no WhatsApp e enviar mensagens com um link que já direcionem os clientes devedores para as plataformas de negociação. Isso pode reduzir a necessidade de ligações telefônicas e aumentar a taxa de resposta dos clientes.

Localização e Cobrança: Alcance resultados expressivos em sua Operação

Adotando estas medidas de melhoria da Localização e Cobrança, os bancos e financeiras podem melhorar o seu desempenho na recuperação de crédito, e alcançar resultados expressivos com diversos benefícios, como:

Reduzir o custo de telecomunicações e pessoal: ao ter acesso aos dados atualizados e confiáveis dos clientes, como telefone, endereço e e-mail, os bancos e financeiras podem otimizar as suas campanhas de cobrança, reduzindo as ligações improdutivas, os envios de correspondências desnecessárias e o número de operadores envolvidos.

Fazer mais por menos: ao utilizar canais digitais, como WhatsApp, SMS e e-mail, os bancos e financeiras podem ampliar o seu alcance e a sua frequência de contato com os clientes inadimplentes, aumentando as chances de negociação e pagamento das dívidas.

A Localização e Cobrança dos clientes inadimplentes é uma atividade essencial para os bancos e financeiras que querem melhorar o seu resultado financeiro e reduzir as perdas com créditos vencidos. Para isso, é preciso contar com parceiros que ofereçam soluções inovadoras e eficientes de enriquecimento cadastral, como a Think Data. Com os serviços de Localização e Cobrança da Think Data, os bancos e financeiras podem otimizar as suas campanhas de cobrança, reduzir os seus custos operacionais e aumentar as suas chances de recuperação de crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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