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23 de janeiro de 2023 - 17:16

Lei-do-sac-entenda-como-a-identificacao-do-whatsapp-do-cliente-pode-salvar-a-sua-operacao-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Com alteração vigor desde outubro, as mudanças na Lei do SAC incluem possibilidade de o cliente ter acesso a todos os canais de oferta para outras fases do relacionamento, fazendo com que o WhatsApp seja um grande aliado da operação. Entenda como:

Lei do SAC: Quais as alterações e como melhorar o relacionamento através do WhatsApp?

O Decreto no. 11.034, de 5 de Abril de 2022, que regulamenta o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) (11.034/22), conhecido como Lei do SAC, foi atualizado no dia 03 de outubro e considera novidades para diversos setores de negócios. Os negócios afetados pela mudança são aqueles que prestam serviços regulados pelo governo federal, como telecomunicações, saúde suplementar, transporte, saúde, energia elétrica, bancos e serviços financeiros.

As alterações incluem da Lei do SAC o fato de os clientes poderem agora recusar a oferta de sala de espera da empresa e a ausência de confirmação de dados para consultas gerais, além disso, os consumidores deverão estar aptos a realizar o cancelamento de um serviço em qualquer canal de comunicação da empresa, seja via site, telefone, WhatsApp ou até mesmo rede social.

Uma das principais inovações que podem auxiliar o cumprimento da Lei do SAC é que as empresas incluam o número de WhatsApp de seus clientes em seus cadastros. Esta identificação permitirá às empresas darem uma resposta mais rápida aos seus clientes, bem como permitir-lhes o envio de notificações importantes sobre os seus produtos e serviços.

Lei do SAC: O que de fato mudou e como isso pode ajudar no relacionamento com o cliente?

Dentre os pontos alterados na Lei do SAC está a necessidade de inclusão de descrição em áudio e atendentes treinados para pessoas com deficiências auditivas, bem como a necessidade de fornecer um serviço não discriminatório e o respeito pela privacidade do cliente.

Quando falamos em respeito à privacidade do cliente, cabe citar à inclusão da Proteção de Dados Pessoais como direito fundamental, incluso por meio de Emenda Constitucional, também no mês de outubro de 2022. Nesse sentido, a Lei do SAC também estabelece a proibição de coleta de dados antes da coleta de respostas de validação.

Lei do SAC: Como o número WhatsApp do cliente ajudar nas relações das empresas?

De acordo com pesquisa da Mobile Time, de fevereiro de 2022, 99% dos smartphones do Brasil possuem o aplicativo WhatsApp instalado — ou seja, é muito mais fácil que uma pessoa possa ser contatada via aplicativo do que por e-mail, por exemplo. Neste contexto, a popularidade deste aplicativo dentre os brasileiros pode ajudar no cumprimento das exigências da Lei do SAC.

Ao incluir a informação de número de WhatsApp de clientes, as empresas podem melhorar a comunicação com eles oferecendo informação sobre produtos ou serviços de forma rápida e fácil. Permitindo uma melhor compreensão sobre o que seus clientes precisam e oferecer ofertas personalizadas que vão ao encontro das suas necessidades individuais. Além disso, considerando as novas alterações da Lei do SAC, é importante que todos os canais disponíveis para contratação, estejam disponíveis para atendimento pós-vendas, incluindo a possibilidade de cancelamento.

Desta forma, em vez de esperar por uma chamada de um atendente — considerando toda a normativa da Lei do SAC — as empresas poderão enviar notificações importantes através de chatbot via WhatsApp, podendo tratar-se de informações sobre promoções e até mesmo indisponibilidade de serviços através do app, possibilitando que o cliente tenha acesso às informações sem ter de passar pelos canais tradicionais como o e-mail ou o telefone.

Lei do SAC: Validação telefones com WhatsApp para melhorar a comunicação com clientes

Ao compreenderem e cumprirem a Lei do SAC, as empresas podem aumentar a satisfação e lealdade do cliente oferecendo um serviço mais eficiente. As empresas que utilizam o número WhatsApp para validar os seus telefones podem oferecer uma melhor experiência ao cliente, uma vez que isto assegura que as notificações cheguem rapidamente e, caso seja necessário um contato telefônico, de que existe uma maior probabilidade de tratar-se de um número de celular ativo.

Esta validação pode ser feita de forma extremamente simplificada, por meio de tecnologia inovadora disponibilizada pela Think Data, bureau de informações referência no país. Com a solução Valida Fácil da Think Data, é possível que, no momento do envio do cadastro de clientes que seja identificado de forma online se um telefone móvel possui o aplicativo WhatsApp instalado – facilitando contatos futuros em observância à Lei do SAC.

Além da identificação de WhatsApp, no momento do cadastro de clientes é possível validar diversas outras informações, para cumprimento de exigências da Lei do SAC, como se as informações fornecidas realmente são válidas, com uma validação de CPF e Nome Completo com uma consulta online realizada diretamente na Receita Federal, em milissegundos, dentre diversos outros dados como outros telefones, endereço, renda presumida, escolaridade e muito mais!

Lei do SAC: Quais as principais alterações e como usar a tecnologia a favor do relacionamento com o cliente

De maneira geral, as últimas alterações da Lei do SAC determinam a coleta proibida de dados antes da resposta de perguntas para validação, exigindo-se uma melhoria contínua no cadastro de clientes, sendo possível contar com as soluções da Think Data disponíveis também para a realização de enriquecimento cadastral via troca de arquivos — forma simples e rápida de obter informações atualizadas em bases de alto volume.

Além disso, a Lei do SAC, passa a obrigar o registro de reclamações para evitar a repetição de explicações, bem como determina a suspensão de cobranças quando a reclamação for sobre uma cobrança indevida. Neste contexto, para auxiliar na simplificação do processo de cobrança, a Think Data, como um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil, disponibiliza plataforma ágil e simples para a realização de apontamento de devedores — sendo que a negativação e a desnegativação podem ocorrer em poucos cliques.

Para ajudar ainda mais no cumprimento da Lei do SAC e em todos os demais processos que envolvem o ciclo de relacionamento com o cliente, é possível contar com a realização de Consultas de CPF e CNPJ através da plataforma Serasa Experian disponibilizada pela Think Data, que se adequam para os mais diversos tipos de negociação, desde aquelas com ticket médio mais baixo, com a realização de uma consulta simples até as negociações mais complexas com a checagem de informações de dívidas vencidas, cheques devolvidos, Score Serasa Experian, participação em empresas, ações judiciais etc.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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