Diferente dos processos antifraudes utilizados nos motores de concessão de crédito, a aplicação de inteligência na cobrança via analytics ainda é algo bem recente (e pouco utilizado). Entenda mais sobre o Data Intelligence em cobrança e como aplicá-lo em suas operações de forma a aumentar a efetividade da recuperação de crédito.
Qual a necessidade de aplicação da inteligência na cobrança?
A análise de crédito e a cobrança estão intimamente interligadas, já que é na análise de crédito que são avaliados todos os critérios possíveis para atingir a máxima redução da inadimplência. É no momento da análise de crédito que se obtém informações cadastrais como telefones, renda, histórico de crédito etc. Tais informações são consideradas aplicação da inteligência na cobrança, mas na grande maioria das vezes já estão desatualizadas, determinando critérios incertos e pouco expressivos em relação à situação atual do devedor.
Considerando a existência de um lapso temporal entre a concessão de crédito e a inadimplência, intui-se que há necessidade de obtenção de novos dados para a aplicação de inteligência na cobrança para que se aumente a performance na recuperação de crédito.
A operação de recuperação de crédito sem a aplicação de inteligência na cobrança, na prática, acaba sendo um ‘tiro no escuro’. No dia a dia, é comum que se trabalhe apenas com a obtenção de telefones para que se realize disparos de ligações e, vez ou outra, se encontra algum devedor disposto a quitar sua dívida.
Como os robôs influenciam na recuperação de crédito?
A tecnologia é grande aliada para uma recuperação de crédito eficaz e garantem a ampliação da visão em relação ao perfil/comportamento do devedor, de forma a garantir a aplicação de ações de inteligência na cobrança extremamente eficazes.
Robôs com inteligência artificial e machine learning são capazes de agregar informações comportamentais e conferir ampla análise em relação ao perfil do devedor. Por meio destas informações, é possível construir modelagens de inteligência na cobrança e distinguir quais devedores possuem chances reais de quitar suas dívidas daqueles que serão apenas perda de tempo para a operação.
A Think Data é empresa referência no assunto quando falamos de robôs com inteligência artificial para atualização e certificação de dados. Bureau de informações totalmente inovador, a Think Data conta com tecnologias que possibilitam que seus clientes apliquem inteligência na cobrança e avaliem o melhor potencial de recuperação de crédito para determinadas características de devedores, possibilitando a análise de diversas variáveis que viabilizarão a identificação de melhor canal e horário para acionamento, qual o valor de parcelamento que o devedor poderá arcar etc.
A aplicação de estratégias de inteligência na cobrança para a identificação automática de perfil, como a consulta online e real-time da Think Data a informações como seguro-desemprego, recebimento de bolsa-família, situação profissional clarifica a operação, possibilitando a criação de diferentes estratégias de acordo com cada perfil.
A aplicação de inteligência na cobrança custa caro?
A inteligência na cobrança não deve custar caro. Pelo contrário, deve tratar-se de uma otimização da operação.
Ou seja, quando aplicadas estratégias específicas, obtém-se a redução do esforço humano e até mesmo um aumento da satisfação da equipe que estará mais propensa ao atingimento de metas, ao possuir inteligência através de ações direcionadas.
E qual a relação entre enriquecimento cadastral e inteligência na cobrança?
A realização de enriquecimento de dados cadastrais, incluindo telefones de contato deve ser considerada no custo. E, muitas vezes, operações de cobrança acabam focando apenas na obtenção de novos contatos e deixando de lado a inteligência na cobrança com a análise de efetividade. A Think Data oferece a seus clientes a elaboração de projetos totalmente personalizados visando sempre à efetividade no contato – seja ele através de contato telefônico ou digital.
O WhatsApp é uma ferramenta que garante uma grande parcela de sucesso na recuperação de crédito, já que com a utilização de tecnologia exclusiva da Think Data que identifica a instalação deste aplicativo em telefones móveis de forma totalmente online e real-time. Essa informação possibilita, além do contato digital, a identificação de que é um telefone ativo para realização de ligações e envio de SMS, por exemplo – aumentando a inteligência na cobrança e evitando o desperdício de tempo e despesas com tecnologias em telefones desabilitados ou desatualizados.
Além disso, a Think Data conta também com o Localização Garantida, tecnologia exclusiva no país que é capaz de identificar se um telefone móvel está ativo e de fato vinculado ao CPF, garantindo total efetividade nos acionamentos – tecnologia esta que é cobrada somente no caso de localização do devedor.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com inteligência para cobrança da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
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