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11 de janeiro de 2021 - 17:16

Inovacao-na-cobranca-quais-as-boas-praticas-aprendidas-durante-a-pandemia-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

O ano de 2020 exigiu adaptações em todos os setores da economia. Aprendemos muito com as dificuldades e, devemos destacar a inovação na cobrança como práticas de sucesso realizadas ao longo deste árduo período.

O mercado já vinha evoluindo drasticamente ao longo dos últimos anos, quando a cada dia víamos a inovação na cobrança desde a implantação de URAs (Unidade de Resposta Audível) há décadas atrás, até o atendimento humanizado por meio de chatbots. O que ninguém poderia imaginar seria a abrupta mudança na economia e na forma de trabalhar, diante da necessidade de adoção do regime home office.

De acordo com pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento e o índice de inadimplência entre as famílias brasileiras foram subindo durante o ano de 2020, atingindo a marca 67,5% em agosto, tratando-se de recorde histórico da série iniciada em janeiro de 2010, exigindo-se inovação na cobrança para a recuperação deste crédito.

Gerando inovação na cobrança através do digital

A alta do endividamento, em parte, deve-se ao período em que muitos brasileiros se viram impedidos de exercer duas atividades profissionais, em razão da necessidade de manutenção do distanciamento social para que o contágio da covid-19 fosse evitado. Muitas operações de cobrança foram afetadas por meses, impactando diversas ações de recuperação de crédito, saindo na frente aqueles que implementaram ações de inovação na cobrança.

Primordialmente, a inovação na cobrança teve destaque nos canais digitais, sendo que a cada dia as ações de múltiplos canais tornam-se mais comuns, trazendo resultados expressivamente mais satisfatórios quando comparados a ações tradicionais, já que a cada vez menos pessoas possuem telefones fixos ou atendem números desconhecidos em seus celulares.

Conhecer o devedor permite inovar na cobrança de devedores

A princípio, conhecer o perfil do devedor é uma boa prática que impacta diretamente no resultado. Esta inovação na cobrança é uma chave crítica para o sucesso, já que quanto mais se conhece o devedor, mais fácil a aproximação e manutenção da fidelização – devendo levar em consideração que durante tempos de pandemia, muitos devedores nunca estiveram inadimplentes, cabendo destaque à necessidade de maior flexibilidade em negociações, com maiores quantidades de parcelas para pagamento das dívidas, por exemplo.

Paralelamente a ações com foco no cliente, deve ser destacada inovação na cobrança voltada ao sucesso e satisfação nas equipes que, em grande número estiveram com a operação home office, com impacto no tempo de deslocamento de funcionários, com importante redução no absenteísmo e turnover, reduzindo-se tempo de treinamento de equipe, garantindo times mais engajados e focados em melhores resultados – devendo ser mais uma boa prática a continuar sendo considerada em período pós-pandemia.

Práticas de inovação na cobrança multicanais para aproximação com o cliente para execução da melhor estratégia de contato e correta atualização contam com os serviços da Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança do Brasil. As soluções da Think Data possibilitam conhecer a situação profissional do devedor, através de integrações com fontes de fé-pública, por meio das quais é possível identificar o empregador, o recebimento de seguro-desemprego, bolsa-família ou indicação de óbito, por exemplo.

Inovação na Cobrança: Como implementá-las com sucesso em uma operação de recuperação de crédito?

A Think Data conta com soluções exclusivas no mercado nacional, como a tecnologia única no país para a identificação real-time de quais os telefones dos devedores possuem WhatsApp ativo — inclusive com o retorno da foto de perfil. Os clientes da Think Data, durante a pandemia, realizaram mais uma prática de inovação na cobrança, valendo-se desta informação para disparo de SMS para solicitar um retorno do cliente devedor no receptivo das operações, garantindo uma melhora entre 30% e 40% nos indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa).

Além disso, a solução Localização Garantida da Think Data, foi inovação na cobrança de destaque durante o ano de 2020, por meio da qual é possível localizar devedores, real-time, permitindo que se obtenha indicadores de sucesso no CPC próximos a 100% — esta solução exclusiva garante melhora expressiva dos Indicadores de CPC, aumento da produtividade e com redução de custos relativos à diminuição tempo necessário para a localização dos devedores.

Desta forma, ressalta-se que a Think Data é empresa referência quando falamos em inovação na cobrança e possui especialistas em sua Diretoria de Estratégia e Qualidade responsáveis por fornecer consultoria e suporte considerando as melhores e mais modernas práticas para o aperfeiçoamento sustentável dos indicadores operacionais e financeiros de seus clientes.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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1 Comentário
  1. Conhecer o devedor permite inovar na cobrança de devedores
    A princípio, conhecer o perfil do devedor é uma boa prática que impacta diretamente no resultado. Esta inovação na cobrança é uma chave crítica para o sucesso, já que quanto mais se conhece o devedor, mais fácil a aproximação e manutenção da fidelização.

    Esta constatação no artigo não é nenhuma inovação, é tão antigo quanto a existência da cobrança, porém tão moderno e inovador, porque este sempre foi o principio básico da cobrança, do operador de cobrança e dos profissionais de cobrança, pois quando você já tem traçado o perfil do devedor e tem na outra ponta um bom negociador as chances de sucesso se tornam muito maiores.
    Aliás, operador, negociador, cobrador, a nomenclatura pouco importa, está muito próxima do vendedor, que na medida que vai conhecendo seu cliente vai melhorando seus resultados com as vendas.
    A preocupação com as inovações, com os avanços e surgimento de novos players no mercado, alguns muito bons, outros nem tantos, fez com que as empresas esquecem do treinamento da sua equipe de cobrança, do profissional de cobrança.
    Cobrança Digital a coqueluche do momento, já existem instituições financeiras que questionam os resultados destas empresas que se estruturaram com altos investimentos em tecnologia, mas esqueceram o básico, e em sua grande maioria pouco conhecem de cobrança.
    O digital acompanhado de suas inovações é e será sempre muito bem vindo, só que não da forma como o mercado vem executando.

    José C Oliveira em 15 de setembro de 2021 - 09:52

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