A importância de conhecer os idosos inadimplentes para recuperar mais
Em recente pesquisa divulgada pelo SPC Brasil e pela Câmara de Lojistas foi constatado que 30% dos idosos entre 65 a 84 anos estão inadimplentes e a maior parte destas dívidas (52%) estão relacionadas à produtos bancários como cartão, cheque especial, financiamento e empréstimos. Hoje, o país tem 62,6 milhões de inadimplentes, e a população de pessoas idosas é de 9,52% – neste cenário, podemos concluir que temos aproximadamente 2 milhões de idosos inadimplentes no Brasil.
A quantidade de idosos inadimplentes pode parecer pequena (agora), mas, considerando as estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), teremos aproximadamente 25,5% da população enquadrada como idosa (ou Adulto+) já nos próximos anos – o que representaria aproximadamente 16 milhões de idosos inadimplentes. Por isso, entender o seu perfil e as formas de cobrança fará com que a sua empresa saia na frente e se destaque no mercado.
O primeiro ponto que precisamos entender para melhor cobrá-los é: quais são os motivos que tornam os idosos inadimplentes? Geralmente, essa inadimplência começa a partir do momento que este se aposenta e observa uma queda natural da sua renda – e como muito destes não se prepararam para este momento, acabam acumulando contas, obtendo empréstimos e gerando inadimplência. Outro motivo para que tenhamos os idosos inadimplentes é a contratação de serviços financeiros em nome de parentes próximos que tenham restrições em seus nomes. Ao final, estes familiares não cumprem com os pagamentos, gerando novos idosos inadimplentes.
O ponto positivo dos idosos inadimplentes é que estes possuem uma forte preocupação com a reputação e integridade do seu nome do mercado, facilitando o diálogo para a recuperação do crédito. Por isso, recomenda-se que este perfil de cliente devedor seja direcionado para os operadores mais experientes – com isso, eles se sentirão mais assistentes e confiantes na realização de um acordo. Além disso, é importante que a assessoria de cobrança entenda sua capacidade mensal de pagamento, realizando negociações com prazos maiores e parcelas menores, a fim de facilitar o cumprimento da promessa.
Outro fator a ser observado em relação aos idosos inadimplentes é qual os melhores canais para comunicação com este perfil de cliente? A recomendação é que seja priorizado os contatos via telefone, SMS ou por WhatsApp – o e-mail também pode ser utilizado, contudo, esse é um canal de comunicação menos utilizado por pessoas desta faixa etária.
Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança no país vem desenvolvendo diversos projetos personalizados para potencializar a localização de idosos inadimplentes. Através de uma plataforma única e automatizada, a Think Data cria inteligências que mapeiam não apenas os telefones vinculados ao devedor, mas também os associados ao endereço de moradia assim como os parentes vinculados.
A companhia também possui uma solução única no Brasil para a localização de clientes via WhatsApp no qual é indicado quais dos telefones associados aos idosos inadimplentes estão ativos e online, facilitando as ações de cobrança. Além disso, é possível requisitar informações dos telefones hots vinculados (o que potencializa os indicadores de CPC – Contato com a Pessoa Certa) além de óbitos registrados para despriorização das ações de cobrança em caso de falecimento.
Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.