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03 de janeiro de 2022 - 17:16

Deteccao-de-fraude-como-equalizar-a-seguranca-das-transacoes-com-as-metas-de-vendas-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

A cada dia que passa, observamos um aumento nas fraudes, seja das compras online ao pedido de um cartão. Entenda como a detecção de fraude através do uso de Big Data pode aumentar a segurança das suas operações.

Detecção de fraude: Aumento das operações digitais e o aumento dos golpes

A medida em que se aumentou a quantidade de operações digitais, devido a pandemia, aumentou-se também, expressivamente, a quantidade de golpes envolvendo esse tipo de operação, aumentando muito a necessidade de ações preventivas para detecção de fraude. Tanto consumidores quanto comerciantes (ou financeiras) foram muito impactados direta ou indiretamente.

Estudos realizados pela Vesta, plataforma de garantia de transações ponta a ponta para compras online, apontam que os ataques cibernéticos e fraudes contra canais digitais de empresas de telecomunicações no Brasil aumentaram 221% em 2021 e 860% desde o começo da pandemia, em março de 2020, exigindo um aumento exponencial nos esforços e ações de prevenção e detecção de fraude.

E quando os processos de detecção de fraude inviabilizam as vendas?

Em estudo, 41,8% dos entrevistados indicaram que já tiveram compras online bloqueadas, recusadas ou o processo por suspeita de fraude, sendo que 35,9% informaram que acabaram desistindo da compra em razão do processo de detecção de fraude.

Ações de detecção de fraude dificultam o acesso também de compradores de boa-fé, com a requisição de documentos e camadas adicionais de segurança, o que pode gerar perda de negócios, pois muitos clientes acabam desistindo de fornecer informações.

Tomando este raciocínio e, considerando que que a pesquisa foi realizada com 500 brasileiros, os quais indicaram um ticket médio de R$ 475,00 bloqueados através ações de detecção de fraude e, considerando os 35,9% dos 42,9 milhões de consumidores, o valor total de vendas perdidas ultrapassa os R$ 7 bilhões!

Como reduzir o impacto da detecção de fraudes na jornada do cliente?

Na detecção de fraude, quanto mais dados você tiver sobre seus usuários, mais informadas podem ser suas decisões ao calcular o risco. A LGPD deve ser levada em consideração, já que todo e qualquer tratamento de dados pessoais é submetido à legislação e, os dados a serem avaliados devem possuir uma justificativa de tratamento (legitimação).

O processo de coleta de informações para prevenção e detecção de fraude pode (e deve) vir, não necessariamente da prestação de informações diretamente realizada pelos usuários – já que o fraudador pode inserir informações falsas e que devem ser validadas –  mas também por meio de processos de fornecedores como a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, com soluções que permitem a complementação de um perfil sem necessariamente pedir aos próprios usuários que enviem as informações.

No processo de detecção de fraude que avalia o perfil do cliente, através da inserção apenas de CPF e número de telefone móvel, é possível identificar telefones móveis com WhatsApp, com a possibilidade de analisar a foto de perfil – essa solução visa a garantir formas de localização, já que cerca de 98% dos usuários de smartphone no Brasil, possui esse aplicativo instalado no aparelho e, além disso, possibilita a realização de um match de informações ao se comparar a foto de perfil com uma selfie ou com o documento do cliente.

Além do WhatsApp, quais outras ferramentas podem ser utilizadas como suporte para detecção de fraude?

A detecção de fraudes através do perfil do cliente tende a ser mais precisa quando se possui uma visão ampla das informações, como as oferecidas pela Think Data como renda presumida, endereços e histórico de endereços na internet, situação profissional, recebimento de bolsa família e/ou seguro-desemprego, dentre diversas outras informações obtidas real time, por meio de robôs e outras tecnologias totalmente inovadoras.

Além destas estratégias que aprofundam a análise para prevenção e detecção de fraudes de forma automatizada, evitando desconforto e possível desistência da compra, a Think Data, é um dos maiores distribuidores da Serasa Experian e disponibiliza consultas das mais simples às mais complexas para a avaliação de perfil de clientes que vão desde cheques devolvidos e pendências financeiras até a identificação do Score Serasa Experian e a Capacidade Mensal de Pagamento, adequando-se a todas as estratégias desde pequenas negociações até aquelas de mais alto risco.

Para conhecer gratuitamente a solução de detecção de fraude da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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