Figura mais que essencial no sistema bancário do Brasil, não param de surgir novos desafios do correspondente. Com sua instituição no início dos anos 2000, o correspondente bancário evoluiu muito no decorrer das últimas décadas e vem encarando grandes desafios desde a publicação da Resolução CMN n° 4.935 de 29/7/2021.
Desafios do Correspondente: aquele que chega até nas regiões mais longínquas do país
Os primeiros desafios do correspondente bancário, com a instituição desta figura, antigamente conhecida como pastinhas, era o de chegar em regiões afastadas e conseguir atender às expectativas de um Brasil continental.
A criação e instituição legal desta figura que passou a ser oficial apenas nas últimas décadas, os desafios do correspondente bancário não param nos longos deslocamentos para atender comunidades de baixa renda, existem diversos requisitos e metas a serem cumpridos, as respostas às expectativas das instituições financeiras, complexos sistemas a serem alimentados além de novidades que não param de surgir e que exigem uma atualização praticamente diária para o exercício desta atividade.
Destacada a importância do correspondente bancário que é aquele que, está mais próximo da população, aquele que fala a mesma língua do contratante e que minimiza longas filas de atendimento em agências, os desafios do correspondente consideram também a conquista de novos segmentos de clientes, antes considerados não lucrativos.
Desafios do Correspondente: As novidades trazidas pela Resolução CMN n° 4.935
A Resolução n° 4.935 do Conselho Monetário Nacional (CMN) de 29 de Julho de 2021, ainda vem trazendo uma grande movimentação ao setor, já que alterou e consolidou regras para contratação e exercício de atividades, acarretando em novos desafios do correspondente para adaptação a esta norma que entrou em vigor em 1° Fevereiro deste ano (2022).
A resolução em referência, buscou atualizar-se em relação à resolução anterior (Resolução CMN nº 3.954/2011) que regulamentava o tema no Brasil, mas deixava de prever questões atuais objeto de desafios do correspondente bancário, como a prestação de serviços por meio de plataformas eletrônicas.
Não obstante, a resolução trouxe a exigência de existência de uma política formal de atuação e de contratação de correspondentes, considerando a manutenção de mecanismos de controle de qualidade, indicadores de qualidade de atendimento, imputando em novos desafios do correspondente bancário, já que medidas administrativas podem ser adotadas e devem ser ponderadas de acordo com a gravidade de irregularidades.
Desafios do correspondente: Quais são as novas atividades previstas pela Res. 4.395?
A Resolução CMN n° 4.935 ampliou o rol de atividades, aumentando as oportunidades de negócios e, assim, consequentemente, aumentou também os desafios do correspondente, passando possibilitar a (i) recepção e encaminhamento de propostas para abertura de contas, (ii) realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas, (iii) recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, (iv) recepção e encaminhamento de propostas de operações de crédito e de arrendamento mercantil concedidas pela instituição contratante, dentre outras.
Além disso, como um dos principais destaques de desafios do correspondente trazidos pelo novo normativo, cabe salientar a exigência de exame de certificação para comprovação da qualidade técnica, que deve levar em consideração não somente os aspectos técnicos da operação, mas a observância e adequação do Código de Defesa do Consumidor e à Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo.
Os correspondentes bancários também possuem um papel extremamente importante no cronograma do Open Banking, já que a fase prevista pelo Banco Central para 30 de Março de 2022, considera como um dos desafios do correspondente bancário a facilitação em comparação de taxas, prazos e diversas outras condições para o cliente.
Com as novas oportunidades, surgem novos desafios do correspondente
A resolução do CMN passou a prever o recebimento e encaminhamento de propostas, considerando uma responsabilidade adicional em relação à veracidade das informações, ou seja, regulamentando alguns dos desafios do correspondente.
Neste contexto, quando falamos dos desafios do correspondente para realização de validações cadastrais, temos que sua extensa maioria não possui acesso a sequer uma parcela das tecnologias inovadoras utilizadas pelos grandes bancos e instituições financeiras. O correspondente bancário, muitas vezes possui sua atividade executada de forma extremamente manual, o que toma muito tempo da operação e acaba impossibilitando a geração de novos negócios, considerando o tempo e atenção envolvida com a validação de informação, sem contar nos negócios perdidos pela falta delas.
Pensando em atender a todos os públicos, a Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança no Brasil, auxilia o dia a dia e na superação de desafios do correspondente, de forma a viabilizar validação de CPFs – através da indicação do nome completo e data de nascimento por exemplo. Além de diversas outras informações cadastrais, como endereço, renda presumida, profissão e telefones de contato.
A observância da LGPD como um dos grandes desafios do correspondente
Conforme indicado, uma das previsões do CMN em sua resolução é a adequação dos correspondentes bancários à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O que não deveria ser uma grande novidade, já que a LGPD é aplicável a todos e vem sendo considerada um dos desafios do correspondente e de quaisquer outros negócios que realizem o tratamento de dados pessoais.
Quando falamos em LGPD, é importante salientar a necessidade de uma legitimação (prevista no artigo 7º da Lei), ou seja, na justificativa para tratamento dos dados e que eles possuam uma finalidade específica. Todo o ciclo de vida do dado pessoal deve ser considerado nesse tratamento, ou seja, um dos desafios do correspondente pode ser responder às seguintes perguntas: de onde surgiu este dado? O meu fornecedor de dados está adequado à LGPD?
Para superar mais estes desafios do correspondente, a Think Data, através de seus especialistas da área de estratégia e qualidade, oferece uma consultoria para que seus clientes entendam e realizem o tratamento de dados estritamente necessário para seu negócio, o que é viabilizado pelo desenvolvimento de projetos personalizados, adaptados de acordo com cada característica de projeto – seja focado na validação de dados cadastrais, na avaliação de crédito ou na cobrança de dívidas vencidas.
As avaliações de crédito como novos desafios do correspondente
Se antes, os desafios do correspondente estavam restritos na localização e contato de clientes, atualmente, muitos deles realizam até mesmo processos de avaliação de crédito. Os correspondentes então, podem contar com o Valida Fácil da Think Data, que possibilita a avaliação de informações provenientes de mais de 400 fontes na internet para a validação de dados e compreensão do perfil do cliente para a tomada de decisão de concessão ou não do crédito.
Além disso, a Think Data, como um dos maiores distribuidores Serasa Experian do Brasil, oferece também soluções adicionais para superação dos desafios do correspondente, que se adequam à quaisquer negociações, desde as mais simples com a realização de uma Consulta Básica de CPF para identificação de dívidas vencidas e pendências, até mais complexas, envolvendo pessoas jurídicas, com uma consulta Completa de CNPJ que, dentre outras informações possibilita a identificação do Score, participação em ações judiciais, participação dos sócios em empresas falidas, dívidas vencidas, pendências e muito mais!
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