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17 de abril de 2023 - 23:30

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Melhorar a Experiência do Cliente (CX) é uma prioridade para muitas empresas, mas também apresenta vários desafios. Para superar esses desafios as empresas investem cada vez mais em planejamento estratégico, tecnologia e capacitação de funcionários, além de trabalhar uma cultura centrada no cliente. Entenda como uma gestão efetiva de dados e estratégias de enriquecimento cadastral, podem contribuir com o sucesso na melhoria da Experiência do Cliente que resultará em maior satisfação, fidelidade e crescimento dos negócios.

CX: Entendendo CX e seus desafios

O que muitos já sabem, mas que é sempre importante recordar, que CX é a abreviação de Customer Experience”, que em português significa “Experiência do Cliente”. A Experiência do Cliente é o conjunto de interações e percepções que um cliente tem com uma marca, produto ou serviço ao longo de todo o relacionamento com a empresa. Essas interações podem ocorrer em diferentes canais e pontos de contato, como sites, aplicativos, lojas físicas, redes sociais, atendimento ao cliente, e-mail e outros meios de comunicação.

As empresas têm se concentrado em melhorar a Experiência do Cliente, porque geralmente veem um aumento na satisfação do cliente, na retenção e no valor do tempo de vida do cliente, além de uma melhor reputação e crescimento nos negócios. De forma resumida, uma boa Experiência do Cliente é aquela que atende ou supera as expectativas dos clientes, fazendo com que se sintam valorizados e compreendidos.

Com base na quinta edição do relatório “State of the Connected Customer“, da Salesforce de 2022, que ouviu +17mil consumidores em todo mundo, podemos perceber por que as empresas têm se empenhado em compreender como evoluir a Experiência do Cliente:

  • 88% dos consumidores dizem que a Experiência do Cliente que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos ou serviços,
  • 85% esperam interações consistentes entre os departamentos,
  • 56% esperam que todas as ofertas sejam personalizadas.

Estes números apontam que mais que uma tendencia consolidada, cuidar da Experiência do Cliente é uma realidade do dia a dia das empresas de todos os segmentos para manutenção de seu negócio.  Diante deste cenário, os desafios que as empresas enfrentam para melhorar a Experiência do Cliente passam por: (i) Compreender e atender às expectativas dos clientes em constante evolução (ii) Integração de canais e tecnologias (iii) Oferecer experiências personalizadas, que permitam conhecimento detalhado dos clientes e a capacidade de adaptar produtos (iv) Promover uma cultura centrada no cliente e garantir a colaboração entre diferentes departamentos e equipes (v) Adaptação à inovação e mudanças tecnológicas

Um sexto (vi) desafio, que desejo explorar com maior profundidade, pois uma vez superado, ele contribui direta ou indiretamente com todos os outros é a:  gestão efetiva de dados, com aplicação de estratégias de enriquecimento cadastral.

CX: Como a gestão efetiva de dados contribui na Experiência do Cliente

A gestão de dados eficiente envolve coletar, analisar e utilizar informações de maneira inteligente, o que pode contribuir significativamente para a Experiência do Cliente melhorando a satisfação e fidelidade. Entre as várias maneiras que esta contribuição acontece, destaco as que entendo trazer maior resultado:

Personalização: Ao analisar e entender os dados dos clientes, é possível personalizar comunicações, ofertas e serviços de acordo com as necessidades e preferências individuais, proporcionando uma experiência mais relevante e significativa para o cliente.

Segmentação: A análise de dados permite segmentar os clientes com base em suas características e comportamentos, permitindo desenvolver estratégias de marketing mais direcionadas e eficazes.

Previsão de necessidades: A gestão de dados ajuda a prever as necessidades dos clientes com base em seu histórico e padrões de comportamento. Isso permite antecipar as demandas dos clientes e fornecer soluções proativas.

Melhoria contínua: A análise de dados fornece insights valiosos sobre o desempenho de produtos e serviços, permitindo identificar áreas de melhoria e implementar mudanças para aprimorar a Experiência do Cliente.

Redução do tempo de resposta: A gestão eficiente de dados facilita o acesso rápido às informações do cliente, permitindo que os funcionários dos diversos departamentos de uma mesma empresa, resolva problemas e respondam às consultas dos clientes de maneira mais rápida e eficiente.

Atendimento omnichannel: A integração e unificação dos dados de diferentes canais permite oferecer um atendimento consistente e fluido ao cliente, independentemente do canal de comunicação escolhido.

Retenção e fidelização: Ao entender as necessidades e preferências dos clientes e oferecer experiências personalizadas, é possível aumentar a retenção e a fidelidade dos clientes, resultando em um maior valor ao longo do tempo.

Mas como integrar este grande volume de dados que circulam entre todos os departamentos de uma empresa? Como complementar dados que permitam uma decisão mais assertiva? Como atualizar informações sobre os clientes para melhorar a qualidade dos dados e proporcionar uma Experiência do Cliente mais personalizada e eficiente?

CX: Estratégias de enriquecimento cadastral que contribuem com a melhora da Experiência do Cliente

Para que esta gestão de dados seja eficaz, e todas estas contribuições sejam possíveis, é imprescindível que você tenha uma base de dados atualizada, inclusive com dados demográficos e socioeconômicos. O primeiro passo ao falar de enriquecimento cadastral é definir uma parceria de enriquecimento de dados. Nesse contexto, é possível contar com a parceria de empresas de referência no mercado, como a Think Data que trabalha com um time de especialista em estatística e estratégia, e que possui mais de 15 anos de experiencia de mercado, para customizar a melhor solução em estratégia de enriquecimento cadastral para sua empresa.

A Think Data é um bureau de informações referência no mercado nacional e disponibiliza seu big data, no qual é possível analisar informações de pessoas físicas e jurídicas de todo o país, através da utilização do Valida Fácil – Concessão de Crédito. Com o Valida Fácil, empresas de todo o país podem obter informações seguras e de forma extremamente ágil, possibilitando a implementação de atualizações cadastrais automatizadas que podem levar em consideração:

Validação e atualização de dados: Verifique a precisão das informações dos clientes e atualize-as conforme necessário. Isso inclui dados básicos como nome, endereço, telefone fixo e móvel válido, WhatsApp e e-mail, bem como informações demográficas e socioeconômicas.

Enriquecimento de dados demográficos: Colete informações demográficas adicionais dos clientes, como idade, estado civil, profissão, renda presumida ou renda familiar per capita e a existência de vínculo como MEI e diversas outras informações. Esses dados podem ajudar a criar segmentos de clientes e personalizar a comunicação e as ofertas.

Além disso, para melhorar ainda mais a Experiência do Cliente na sua Empresa, sendo a Think Data um dos maiores distribuidores Serasa Experian do país, é possível contar com diversas consultas que possibilitam uma análise ainda mais profunda do perfil do cliente, para identificar padrões e tendencias nos dados dos clientes, contando com informações de score, capacidade de pagamento, dívidas vencidas etc.

Lembre-se também de sempre ouvir seu cliente: O feedback do cliente traz informações adicionais sobre suas preferências e expectativas e isto é essencial para o seu negócio.

Respeite a Privacidade: sempre seguir as regulamentações de privacidade aplicáveis. A transparência e a ética na gestão de dados são fundamentais para manter a confiança dos clientes e garantir a eficácia das estratégias de enriquecimento cadastral. A Think Data é uma empresa totalmente adequada a LGPD, e possui políticas de privacidade e segurança da informação próprias aderentes as melhores práticas do mercado.

Realizar uma gestão de dados eficiente, com aplicações de estratégias de enriquecimento cadastral é fundamental para compreender o perfil dos clientes e adaptar-se às suas necessidades e expectativas, proporcionando uma Experiência do Cliente superior.

Para a aplicação destas estratégias, a utilização de soluções de enriquecimento cadastral como as disponíveis pela Think Data é extremamente importante para todos os tamanhos de negócio, resultando em maior satisfação e fidelidade do cliente, evitando-se perder clientes e possibilitando a realização de mais negócios com melhora na Experiência do Cliente.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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